Data será celebrada em 25 de fevereiro e integra o calendário oficial para incentivar a prática esportiva e reconhecer atletas locais.
Iniciativa busca reconhecer a importância do boxe para o desenvolvimento humano e social. Foto - Freepik.
Foi sancionada a Lei nº 4.453, que institui o “Dia Municipal do Boxe e do Pugilista”, a ser celebrado anualmente em 25 de fevereiro no município de Itabirito. A iniciativa, proposta pelo vereador Fernando da Sheila (Mobiliza), passa a integrar o calendário oficial de eventos do município e tem como objetivo promover a prática esportiva, incentivar atletas e fortalecer ações de inclusão social por meio do esporte.
De acordo com o autor do Projeto de Lei, a proposta busca reconhecer a importância do boxe para o desenvolvimento humano e social.
“Busca-se valorizar e reconhecer os atletas pugilistas itabiritenses, incentivando a prática esportiva e promovendo o desenvolvimento social e humano através da atividade física. O boxe tem se mostrado um caminho de inclusão, oferecendo oportunidades para jovens e adultos, além de ser ferramenta de combate ao sedentarismo, às drogas e à violência”, destacou Fernando da Sheila.
A nova legislação prevê que o poder público poderá apoiar e incentivar a realização de atividades educativas, culturais e esportivas relacionadas à data, em parceria com entidades, academias, associações e grupos ligados ao esporte.