Lei prevê atividades educativas e de inclusão para promover conhecimento sobre o transtorno e incentivar diagnóstico precoce.
A apraxia de fala na infância é um distúrbio neurológico motor que afeta a capacidade de coordenar os movimentos necessários para a fala. Foto - Freepik.
Foi sancionada em Itabirito a Lei nº 4240, que institui o Dia Municipal de Conscientização da Apraxia de Fala na Infância (AFI), a ser celebrado anualmente no dia 14 de maio. A proposta, de autoria do vereador Pastor Anderson do Sou Notícia (PL), visa dar visibilidade ao transtorno e incentivar ações que contribuam para a informação da população e a inclusão de crianças com AFI.
A apraxia de fala na infância é um distúrbio neurológico motor que afeta a capacidade de coordenar os movimentos necessários para a fala. A nova legislação busca fortalecer o entendimento público sobre o transtorno e ampliar o acesso ao diagnóstico precoce e tratamentos adequados, especialmente com apoio de profissionais da fonoaudiologia.
O texto da lei prevê uma ampla gama de ações educativas e eventos de conscientização, como palestras, debates, simpósios, workshops, campanhas informativas e outras atividades similares. As ações poderão ser realizadas em parceria com órgãos públicos, entidades privadas, profissionais da saúde, associações e instituições da sociedade civil, com o objetivo de criar um ambiente de acolhimento, inclusão e respeito às crianças com AFI.
“A escolha do dia 14 de maio acompanha o calendário nacional de conscientização da apraxia e reforça a importância de mobilizar a sociedade em torno da causa, com possibilidade de ajustar a data dentro do mês para garantir que as ações aconteçam de forma efetiva”, explicou o vereador.