Itabirito cria campanha permanente contra importunação sexual em estádios e arenas esportivas

por Comunicação publicado 24/07/2025 13h59, última modificação 24/07/2025 13h59
Legislação prevê ações educativas, placas informativas e atuação imediata da segurança em casos de assédio em ambientes esportivos de Itabirito.
Itabirito cria campanha permanente contra importunação sexual em estádios e arenas esportivas

A iniciativa pretende transformar ambientes esportivos em espaços mais seguro. Foto - Reprodução.

Itabirito deu um passo importante na proteção dos direitos das mulheres e demais pessoas vulneráveis com a sanção da Lei nº 4.301, que institui a Campanha de Combate à Importunação Sexual em estádios de futebol e demais locais destinados a práticas esportivas no município.

 

A iniciativa, de autoria do vereador Anderson do Sou Notícia (PL), pretende transformar ambientes esportivos em espaços mais seguros, inclusivos e respeitosos por meio de ações educativas, preventivas e de conscientização. “Estádios e arenas são locais de convivência e pertencimento comunitário, mas ainda marcam presença de práticas de assédio, intimidação e constrangimento. Esta campanha permanente busca enfrentar essa realidade com firmeza e responsabilidade”, afirma o parlamentar.

 

A lei determina que todos os estádios e espaços desportivos de Itabirito deverão fixar placas e banners permanentes com instruções claras sobre como denunciar casos de importunação sexual. Também serão permitidas ações publicitárias e campanhas educativas para ampliar o alcance da mensagem.

 

Além disso, sistemas de som e painéis de vídeo desses espaços serão utilizados para divulgar orientações sobre como agir diante de casos de importunação. A campanha reforça a importância da informação como instrumento de proteção e enfrentamento à violência de gênero.

 

Outro ponto de destaque é a autorização para que funcionários e seguranças desses locais possam acionar a Polícia Militar diante de ocorrências, garantindo atendimento imediato à vítima e contenção do agressor até a chegada das autoridades competentes.