Itabirito cria campanha ‘Idosos Órfãos de Filhos Vivos’ para combater abandono

por Comunicação publicado 09/04/2025 11h59, última modificação 09/04/2025 11h59
Iniciativa será realizada em outubro com ações educativas e mobilização social.
Itabirito cria campanha ‘Idosos Órfãos de Filhos Vivos’ para combater abandono

A iniciativa deverá ser realizada anualmente no mês de outubro. Foto - Reprodução - Freepik.

Foi sancionada em Itabirito a Lei nº 4.206, que estabelece oficialmente a campanha “Idosos Órfãos de Filhos Vivos”, com o objetivo de combater e conscientizar a população sobre o abandono de pessoas idosas no município. A iniciativa deverá ser realizada anualmente no mês de outubro.

 

De acordo com o texto da lei, a campanha será voltada para ações educativas, eventos e mobilizações que envolvam o poder público, a sociedade civil e instituições ligadas à causa do envelhecimento, sempre em conformidade com os princípios do Estatuto do Idoso.

 

A proposta é fomentar o debate e fortalecer a rede de proteção aos idosos, com foco no ambiente familiar e no papel da sociedade no acolhimento e cuidado com a população idosa.

 

A campanha prevê realização de eventos públicos; promoção de palestras e atividades nos núcleos de convivência; e ações de conscientização nas mídias digitais.

 

Autor do Projeto de Lei, o vereador Pastor Anderson do Sou Notícia (PL) destacou que a proposta nasceu da percepção da urgência em enfrentar o abandono de idosos.


“A criação desta lei é uma resposta direta à necessidade urgente de enfrentamento do abandono de idosos, um problema social que exige ação, empatia e compromisso coletivo. A conscientização e o engajamento social são fundamentais para transformar essa realidade e criar um ambiente mais digno para todos os idosos”, afirmou.