Comemorada em abril, nova data inclui ações educativas, culturais e de conscientização sobre os direitos dos povos indígena.
Iniciativa tem como foco principal valorizar a diversidade étnica e cultural dos povos originários. Foto - Freepik.
Itabirito agora terá, oficialmente, a Semana dos Povos Indígenas em seu calendário oficial de eventos. A medida foi aprovada por meio da Lei nº 4.278, com atividades programadas anualmente na semana em que se celebra o Dia do Índio, em 19 de abril.
A proposta, de autoria do vereador Manoel da Autoescola (PT), tem como foco principal valorizar a diversidade étnica e cultural dos povos originários, além de promover ações educativas e culturais que ampliem o conhecimento da população sobre tradições, línguas, espiritualidades, modos de vida e direitos indígenas.
Segundo o parlamentar, “a Semana dos Povos Indígenas tem por finalidade fomentar ações educativas e culturais que promovam o conhecimento sobre as tradições, línguas, espiritualidades, modos de vida e direitos dos povos indígenas, aproximando a população da realidade dessas comunidades e desconstruindo estereótipos historicamente reproduzidos”.
A programação deverá incluir workshops, palestras, danças, seminários, exibições de filmes, atividades escolares e ações de saúde e assistência social, sempre com a participação de profissionais e lideranças indígenas. A intenção é desconstruir estereótipos e fortalecer o diálogo entre comunidades indígenas e a sociedade em geral.
A nova lei permite que o Poder Executivo regulamente e desenvolva as ações da Semana, promovendo parcerias com instituições educacionais, culturais e sociais para ampliar o alcance e a relevância da iniciativa.