Itabirito avança na prevenção de inundações

por Comunicação publicado 22/02/2024 15h40, última modificação 22/02/2024 15h37
Nova Lei dispõe sobre a instalação de “Bocas de Lobo Inteligentes" na cidade.
Itabirito avança na prevenção de inundações

O dispositivo permite a passagem da água da chuva enquanto retém materiais sólidos, evitando entupimentos. Foto: Divulgação - Prefeitura Municipal de Lavras.

Itabirito dá mais um passo rumo à modernização de suas infraestruturas urbanas. Foi  sancionada a Lei nº 4.006 que institui a implantação das inovadoras "Bocas de Lobo Inteligentes". De autoria do vereador Pastor Anderson do Sou Notícia (MDB), a legislação visa prevenir e minimizar os problemas causados pelas chuvas, especialmente os alagamentos recorrentes nas vias públicas e áreas residenciais.

O dispositivo, inserido nos bueiros, consiste em caixas coletoras confeccionadas em material termoplástico, capazes de agir como uma peneira. Isso permite a passagem da água da chuva enquanto retém materiais sólidos, evitando entupimentos e contribuindo para o adequado escoamento das águas pluviais.

Segundo o vereador Pastor Anderson do Sou Notícia, a iniciativa é crucial para mitigar os impactos negativos das inundações, protegendo a saúde e os bens dos munícipes, além de preservar a infraestrutura urbana. Ele destaca que a introdução de tecnologias inteligentes nas infraestruturas urbanas demonstra o compromisso com a inovação e a resolução de problemas cotidianos.

Além dos benefícios diretos para a população, a implantação das Bocas de Lobo Inteligentes também traz ganhos ambientais significativos. Ao evitar que resíduos poluentes atinjam os corpos d'água, como rios e córregos, contribui-se para a preservação do meio ambiente e a manutenção da biodiversidade local.

“Considerando os benefícios da implantação das Bocas de Lobo Inteligentes, tanto em termos de prevenção de desastres, preservação do meio ambiente, economia de recursos e promoção da qualidade de vida, esta Lei é de suma importância, visando o bem-estar e a segurança dos cidadãos de Itabirito e a sustentabilidade da cidade", justificou o vereador.