Itabirito terá Semana Municipal de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos

por Comunicação publicado 06/11/2023 17h54, última modificação 06/11/2023 17h54
Evento será realizado todos os anos na cidade.
Itabirito terá Semana Municipal de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos

Idosos terão semana para prevenir acidentes. Foto: divulgação

Já está em vigor a Lei Municipal que institui a Semana Municipal de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos. A nova legislação foi votada e aprovada pela Câmara. O evento será realizado, todos os anos, na primeira semana do mês de outubro.


De acordo com a nova lei, serão realizados debates, palestras e painéis com especialistas, técnicos, bem como atividades voltadas para o incremento dos cuidados que devem ser tomados na prevenção de acidentes domésticos.


Para viabilizar as ações destinadas ao esclarecimento, conscientização e informação relacionadas aos idosos, o Poder Público poderá celebrar acordos, convênios e outros instrumentos semelhantes com as entidades privadas. A Semana Municipal de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos também passa a integrar no Calendário Oficial do Município.


O autor do Projeto de Lei foi o vereador Anderson Martins (MDB). “De acordo com estudos e dados estatísticos, os acidentes domésticos são uma das principais causas de lesões e mortes entre idosos. Os acidentes, muitas vezes, ocorrem devido à falta de informação e por causa de condições inadequadas nos ambientes residenciais. A criação desta semana tem o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da segurança em casa, incentivando a adoção de medidas preventivas e a disseminação de informações relevantes para a prevenção de acidentes”, justificou o parlamentar.