Investimento recorde no esporte: emendas parlamentares da Câmara de Itabirito ampliam Bolsa Atleta 2026

por Comunicação publicado 10/02/2026 22h42, última modificação 10/02/2026 22h42
Legislativo participa do lançamento do programa e contribui para o investimento recorde no esporte local.
Investimento recorde no esporte: emendas parlamentares da Câmara de Itabirito ampliam Bolsa Atleta 2026

Presidente da Câmara e vereadores participam do lançamento oficial do Bolsa Atleta 2026. Foto: Câmara de Itabirito.

A Câmara Municipal de Itabirito participou, na noite desta terça-feira (10/02), do lançamento oficial do programa Bolsa Atleta 2026. O evento foi realizado na Casa de Cultura Maestro Dungas e reuniu autoridades do Executivo e do Legislativo municipal. 

 

Para 2026, o programa contará com um aporte recorde de R$ 439.800,00 mil, resultado da soma de recursos da administração municipal e de emendas parlamentares destinadas pelos vereadores, evidenciando a participação direta do Legislativo no fortalecimento das políticas públicas de incentivo ao esporte e o compromisso dos parlamentares com a valorização dos atletas itabiritenses.

 

Somando todos os valores, o montante total destinado por emendas impositivas dos vereadores da Câmara de Itabirito é de R$ 192.167,00. Houve contribuição dos vereadores Daniel Sudano (Cidadania), Danilo Donato (PL), Danilo Grilo (Cidadania), Fabinho Fonseca (PSD), Fernando da Sheila (Mobiliza), Léo do Social, Lucas do Zé Maria (MDB), Manoel da Autoescola (PT) e Márcio Juninho (Cidadania).

 

Além do aumento do valor investido, o Bolsa Atleta passará por sua maior ampliação desde a criação do programa. O número de beneficiados será ampliado de 50 para 81 vagas, possibilitando que mais atletas recebam apoio financeiro para treinamentos, participação em competições e aprimoramento técnico.

 

“Sabemos da importância de investir no esporte. Muitas pessoas mudam de vida e buscam novas oportunidades a partir do momento em que têm a chance de usufruir desse benefício em nosso município. Meus parabéns à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Continuem contando com o apoio da Câmara de Itabirito”, afirmou o presidente da Câmara de Itabirito, Léo do Social, durante o lançamento do programa.

 

“Fico muito contente em saber que a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer goza de prestígio junto à Câmara de Itabirito. Tenho certeza de que esse programa transforma a vida do atleta itabiritense”, destacou o secretário municipal de Esportes e Lazer, Eduardo dos Reis Braga.

 

Também estiveram presentes o prefeito de Itabirito, Elio da Mata, o chefe de Gabinete, Orlando Caldeira, os vereadores Daniel Sudano, Ezio Pimenta, Fernando da Sheila e Manoel da Autoescola, secretários municipais, representantes da comunidade esportiva e público em geral.

 

As inscrições para o Bolsa Atleta 2026 poderão ser realizadas até o próximo dia 20 de fevereiro, por meio do aplicativo Conecta Itabirito.

 

Sobre o Bolsa Atleta

 

Criado em âmbito federal e adotado por diversos municípios brasileiros, o Bolsa Atleta funciona como um incentivo público direto a esportistas que representam suas cidades, estados e o país em competições oficiais. O objetivo é garantir condições mínimas para que atletas, desde a base até o alto rendimento, possam treinar com qualidade, adquirir equipamentos, custear viagens e manter uma preparação esportiva contínua.

 

O programa segue critérios específicos para a concessão e a permanência no benefício. Os atletas contemplados devem apresentar bom desempenho esportivo, manter regularidade nas competições e entregar relatórios periódicos de atividades, assegurando transparência na aplicação dos recursos públicos.