História da nossa Câmara

por Comunicação — publicado 23/02/2023 16h29, última modificação 23/02/2023 16h29
No Centenário de Itabirito, conheça quem faz parte do Legislativo da nossa cidade.
História da nossa Câmara

Fonte: Comunicação

O Centenário de Itabirito está chegando! E para comemorar essa data tão especial, a partir de agora, você vai acompanhar um pouco da história da nossa Câmara.

Com a emancipação política de Itabirito, em 1923, teve início também o Poder Legislativo na cidade. O primeiro presidente da Câmara foi José Teodoro Alves Júnior, mais conhecido como Coronel Alves, que também era o prefeito de Itabirito. Naquela época, o mandatário de um município também recebia o título de presidente da Câmara.

A primeira legislatura da Câmara foi de 1924 a 1930 e era composta por sete vereadores:

Alberto Augusto Ferreira

Hermano Pereira Lima

João de Oliveira Campos

José Sans Júnior

José Teodoro Alves Júnior

Nicolau Rodrigues da Silva

Virgilio Rodrigues de carvalho

A primeira Lei da nossa cidade foi promulgada em 18 de Junho de 1924, criando os Estatutos do Município de Itabirito.

Outra medida importante daquela época foi relacionada à Educação. Os representantes do povo estavam ansiosos por instalar, na nova cidade, uma escola que pudesse atender às crianças do município. Sendo assim, foi criado o Grupo Escolar Dr. Raul Soares, em 1927.

*  Texto baseado no livro “Fundamento Históricos da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem”, do Padre Miguel Ângelo Fiorillo.