Lei institui passeio ciclístico anual com foco em mobilidade sustentável, saúde e meio ambiente.
Lei estabelece a realização anual de um passeio ciclístico voltado à promoção da mobilidade urbana sustentável e da qualidade de vida da população. Foto - Freepik.
Itabirito passa a contar oficialmente com o Giro Sustentável em seu Calendário Oficial de Eventos. A iniciativa foi instituída por meio da Lei nº 4.497, de autoria do vereador Anderson do Sou Notícia (PL), e estabelece a realização anual de um passeio ciclístico voltado à promoção da mobilidade urbana sustentável e da qualidade de vida da população.
De acordo com a nova legislação, o Giro Sustentável deverá ser realizado no mês de maio, preferencialmente durante a semana em que se comemora o Dia do Trabalhador. O evento tem caráter educativo, esportivo e ambiental, buscando incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo, saudável e de baixo impacto ambiental.
Segundo o autor da proposta, a criação do evento contribui diretamente para a redução do tráfego de veículos motorizados, a melhoria da qualidade do ar e o estímulo a hábitos mais sustentáveis. “Além de promover a saúde e o lazer, o ciclismo reforça valores de cidadania, o respeito entre os diferentes modais de transporte e a ocupação democrática dos espaços públicos”, destacou o vereador Anderson do Sou Notícia.
Entre os objetivos do Giro Sustentável estão a promoção da mobilidade urbana sustentável, o incentivo à educação no trânsito e à segurança dos ciclistas, o estímulo ao uso de energia limpa e o fomento ao esporte e à saúde coletiva de forma acessível e inclusiva.
A lei também prevê que, durante a semana de realização do evento, o Poder Executivo poderá desenvolver campanhas educativas, ações de conscientização ambiental e iniciativas de incentivo ao uso da bicicleta, fortalecendo a cultura da mobilidade sustentável em Itabirito.