Nova lei institui semana anual de ações educativas voltadas ao diagnóstico precoce da doença e incentivo à doação de medula óssea no município.
A iniciativa tem como objetivo esclarecer a população sobre o diagnóstico e o tratamento da leucemia. Foto - Freepik
Foi sancionada a Lei nº 4221, que institui em Itabirito o “Fevereiro Laranja — Campanha de Conscientização sobre a Leucemia”, a ser realizada anualmente na primeira semana de fevereiro.
A iniciativa tem como objetivo esclarecer a população sobre o diagnóstico e o tratamento da leucemia, além de reforçar a importância da doação de medula óssea como ferramenta essencial no combate à doença.
A campanha será realizada com promoção de palestras, eventos educativos e outras ações informativas, que poderão ser organizadas em parceria com entidades públicas e privadas, profissionais de saúde e organizações da sociedade civil. O Fevereiro Laranja é uma estratégia de saúde pública para fortalecer a rede de apoio aos pacientes e ampliar o número de doadores de medula no município.
O vereador Pastor Anderson do Sou Notícia (PL), autor do Projeto de Lei, afirmou que a iniciativa “visa promover um movimento conjunto que tenha impacto na vida das pessoas ao conscientizar a população de Itabirito sobre a importância da detecção precoce da leucemia e como proceder com o tratamento adequado. A execução da campanha será viabilizada pelas dotações orçamentárias municipais já existentes, sem a necessidade de criação de novos recursos.”
As despesas para a execução das ações previstas na lei correrão por conta do orçamento municipal, podendo ser suplementadas conforme a necessidade. A proposta se alinha à Lei Municipal 3966/23, que já trata do incentivo à doação de medula óssea em Itabirito.