Estudantes visitam a Câmara de Itabirito

por Comunicação — publicado 02/09/2022 15h20, última modificação 02/09/2022 15h19
Eles vieram conhecer como funciona o Legislativo Municipal.
Estudantes visitam a Câmara de Itabirito

Alunos no Plenário da Câmara de Itabirito. Foto: Comunicação

Cerca de 60 alunos, do 4 º e 5º ano da escola Ephigênia de Oliveira Batista (conhecida como Vovozinha) estiveram nesta sexta-feira (02) na Câmara Municipal de Itabirito. Eles aprenderam sobre o funcionamento da Casa e quais as funções dos vereadores.

Os estudantes foram recebidos no Plenário e simularam uma reunião ordinária, inclusive alguns alunos representaram os cargos de Presidente, Vice-presidente e Secretário da Mesa Diretora. "Eu nunca tinha vindo aqui. É muito interessante conhecer o lugar onde as leis são discutidas para melhorar a nossa cidade”, disse Miguel Batista Brito Silva, de 11 anos.

A iniciativa partiu da própria escola, após os alunos terem aprendido que as funções do Estado são exercidas por três Poderes distintos e independentes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. “Nada como apresentar, na prática, como funciona a Câmara. Com isso, queremos contribuir para a formação de cidadãos conscientes em relação ao voto e também conscientes com os cuidados que precisamos ter com a nossa cidade”, revela Juliana Batista de Oliveira, supervisora e diretora administrativa da escola.

Em comemoração ao aniversário de Itabirito e à independência do Brasil, os alunos estão fazendo uma excursão pela cidade. Além da Câmara, eles visitaram a Prefeitura e o Poder Judiciário. “Não sabia quantos vereadores tem nossa cidade. Gostei demais de conhecer a Câmara e saber que eles devem votar a favor de leis para melhorar Itabirito”, afirmou o estudante Davi Ferreira Pena.