Estudantes vão ajudar a combater a dengue em Itabirito

por Comunicação publicado 06/12/2023 15h57, última modificação 06/12/2023 15h57
Programa Escola Participativa visa reduzir a proliferação do Aedes aegypti na cidade.
Estudantes vão ajudar a combater a dengue em Itabirito

Lei cria Programa Escola Participativa em itabirito. Foto: divulgação

Com a chegada do verão, aumenta a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. A doença é séria: só neste ano, foram registrados mais de 1,6 milhão de casos no Brasil, sendo que 1.037 pessoas morreram, segundo o Ministério da Saúde.

Para reduzir os casos de dengue em Itabirito, foi sancionada a Lei Municipal 3.969, que cria o Programa Escola Participativa. De autoria do vereador Anderson Martins (MDB), o objetivo da nova legislação é estimular os estudantes da rede pública e privada de ensino a contribuírem para a redução dos índices de infestação do mosquito, por meio da eliminação dos potenciais criadouros.

O programa terá caráter complementar e servirá como atividade extracurricular. Para participar, é preciso ter disponibilidade para recolhimento de materiais recicláveis ou fazer parte de um grupo de gincana organizado pela própria escola.

A coordenação dos trabalhos ficará por conta de uma comissão organizadora e deverá contar com no mínimo cinco membros, conforme indicação abaixo:

- 1 representante da secretaria municipal de saúde indicado pela coordenação de endemias;

- 1 representante da classe estudantil;

- 1 representante do educandário, seja da direção ou servidor indicado;