Equipe da Câmara de Itabirito discute implementação do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL)

por Comunicação publicado 23/02/2024 18h10, última modificação 23/02/2024 18h17
Reunião na sede do Interlegis, em Brasília, destaca os benefícios da modernização do processo legislativo.

O sistema tem o potencial de eliminar desperdícios com impressões e reduzir custos desnecessários. Foto - Divulgação.

Na última quinta-feira (22/2), uma equipe da Câmara Municipal de Itabirito se reuniu na sede do Interlegis, em Brasília, para discutir a implementação dos recursos de tramitação do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), uma ferramenta desenvolvida pelo Programa Interlegis, do Senado Federal.

A visita, realizada pelo Presidente da Câmara, vereador Pastor Anderson do Sou Notícia (MDB), acompanhado pelo Diretor Administrativo, André Almeida, a Diretora Parlamentar, Angélica Beatriz, e o Chefe de Tecnologia da Informação, Filipe Augusto, foi conduzida pelo Auxiliar Parlamentar do Senado Federal, José Bonifácio Góis Júnior.

Segundo o presidente da Câmara, o sistema tem o potencial de eliminar desperdícios com impressões e reduzir custos desnecessários. “O SAPL evita a locomoção de colaboradores para entrega das proposições, além dos envios repetitivos de e-mails e retrabalhos de digitalização", enfatizou.

A implementação completa das funcionalidades do SAPL permitirá que os próprios parlamentares possam elaborar proposições, protocolar e tramitar matérias legislativas de forma mais eficiente.

De acordo com o Chefe de TI, embora o SAPL já esteja em uso na Câmara de Itabirito há algum tempo, ele ainda não é utilizado de maneira integral. “Por meio do SAPL, a Casa Legislativa pode organizar e centralizar as sessões ordinárias e toda a tramitação das matérias é feita no formato digital, tornando o processo automatizado, simplificado e diminuindo a possibilidade de erros”, afirmou Filipe Augusto.

O sistema trará benefícios significativos para a população, conforme a Diretora Parlamentar, permitindo o acompanhamento do trâmite legislativo e acesso a diversas informações relevantes, como projetos de leis, leis aprovadas, composição da mesa diretora e votações, por meio de um portal web. “Ademais, o programa permitirá o gerenciamento das votações por meio do Painel Eletrônico, que é um módulo que as matérias são apreciadas por meio de um telão no plenário", acrescentou Angélica Beatriz.

"Num momento em que vemos todas as ações do poder público convergindo para trazer ainda mais transparência e acessibilidade à população, dar este próximo passo na utilização do SAPL é fundamental para manter uma Câmara Municipal moderna e com hábitos que contribuam para a economicidade. Da minha parte, já estou seguindo o planejamento para o treinamento e capacitação da equipe da Câmara Municipal", disse o Diretor Administrativo, André Almeida.

A próxima etapa será a atualização do regimento interno da Câmara de Itabirito, em conformidade com o sistema, seguida pelo treinamento dos assessores e servidores para operação e utilização eficaz do SAPL. “Tudo isso visa a promoção da transparência e permite o acesso à informação pública pelos cidadãos, uma medida indispensável para o fortalecimento da democracia e melhoria da gestão pública”, finalizou o presidente da Câmara.

Durante a reunião, também foram discutidos temas como a criação da Escola do Legislativo e a realização de oficinas gratuitas para capacitação de servidores e agentes políticos na sede da Câmara de Itabirito.