DNIT esclarece sobre obras da Vale na BR-356 após solicitação da Câmara de Itabirito

por Comunicação publicado 12/12/2024 17h27, última modificação 12/12/2024 17h27
Ofício questiona riscos para transeuntes, prazo de conclusão e segurança no trecho.
DNIT esclarece sobre obras da Vale na BR-356 após solicitação da Câmara de Itabirito

Câmara questionou os riscos para os transeuntes, o prazo de conclusão da obra, a possibilidade de liberação do antigo trecho. Foto: Divulgação/Vídeo Delivery.

A Câmara Municipal de Itabirito, por meio de seu presidente, vereador Pastor Anderson do Sou Notícia (PL), encaminhou o Ofício nº 333/2024 à Secretaria Geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), solicitando esclarecimentos sobre as obras realizadas pela empresa Vale na BR-356. 

 

As intervenções ocorrem no trecho compreendido entre o trevo da Polícia Militar Rodoviária de Nova Lima e a ponte da Lagoa das Codornas (km 38 ao 41), recentemente construído pela própria empresa.

 

No documento, a Câmara questionou os riscos para os transeuntes, o prazo de conclusão da obra, a possibilidade de liberação do antigo trecho durante as intervenções no desvio e a existência de irregularidades estruturais no novo trajeto.

 

Em resposta, o DNIT informou que:

 

  • O trecho em obras está devidamente sinalizado e, desde que respeitado pelos usuários, não apresenta riscos significativos;

  • As intervenções devem durar mais alguns dias, com possibilidade de adoção do sistema "pare e siga" no tráfego;

  • A liberação do antigo trecho não será viável, uma vez que a variante foi implementada para garantir a segurança dos usuários durante a descaracterização da Barragem de Vargem Grande;

  • As obras em andamento são de manutenção e não estão relacionadas a problemas estruturais no corpo da estrada.

 

O DNIT, autarquia federal vinculada ao Ministério da Infraestrutura, ainda se colocou à disposição para novos esclarecimentos. 


Vale ressaltar que o DNIT é responsável pela manutenção, ampliação, construção, fiscalização, e elaboração de estudos técnicos para a resolução de problemas relacionados ao Sistema Federal de Viação como também do tráfego multimodal de pessoas e bens, nos modais rodoviário, ferroviário e hidroviário.