Dia do Catador de Materiais Recicláveis é comemorado nesta sexta-feira (01) em Itabirito

por Comunicação publicado 01/03/2024 16h03, última modificação 01/03/2024 16h03
A data reconhece o papel essencial desses profissionais na preservação ambiental.

A catadora e secretária da Ascito, Jennifer Thaís Santos Fernandes. Foto - Rede Educare.

Nesta sexta-feira (01/03), é comemorado em Itabirito o Dia do Catador de Materiais Recicláveis, uma data instituída pela Lei Municipal Nº 3845, de autoria do vereador Fabinho Fonseca (Avante), e incluída no Calendário Oficial de Eventos do Município. Esta iniciativa visa reconhecer e valorizar o papel fundamental dos catadores na preservação do meio ambiente e na promoção da sustentabilidade.

O Município de Itabirito mantém um programa de coleta seletiva porta a porta, gerenciado pelas duas associações de catadores de materiais recicláveis licenciadas e contratadas para a tarefa: a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itabirito (Ascito) e a Associação Mineira de Catadores de Materiais Recicláveis (Reciclar).

O presidente da Casa Legislativa, vereador Pastor Anderson do Sou Notícia (MDB), convidou a catadora e secretária da Ascito, Jennifer Thaís Santos Fernandes, para participar da próxima reunião ordinária da Câmara de Itabirito, agendada para segunda-feira (04/03), às 19h30, com o intuito de discutir a relevância da atividade de catador de materiais recicláveis e os desafios enfrentados pela classe.

Sobre a legislação

A legislação estabelece que a data seja comemorada anualmente com diversas atividades, tais como reuniões, palestras, seminários e campanhas educativas, que abordam temas como direitos trabalhistas dos catadores, geração de emprego e renda, debate ambiental e direitos humanos.

O vereador Fabinho Fonseca destacou a importância de prestar homenagem aos catadores, ressaltando a dedicação, determinação e amor com que esses profissionais realizam seu trabalho, fundamental para garantir uma vida saudável para todos.

"Nessa data, queremos prestar homenagem a todos esses homens e mulheres que entregam suas vidas para assegurar uma vida saudável a todos. E, em especial, às mulheres catadoras participantes do projeto 'Quarentena da Resistência', pela luta, dedicação, determinação e amor com que realizam seu trabalho tão indispensável à vida humana", justificou o vereador.

Programação da coleta seletiva em Itabirito

A programação semanal detalhada visa otimizar a coleta e garantir a participação de todas as regiões da cidade. Confira abaixo a agenda:

Segunda-feira

Manhã: Novo Itabirito, Calçadas, Residencial Jardins, UPA, Santa Efigênia, Alto da Antena, Córrego do Bação, São Gonçalo do Bação, Macedo, Saboeiro e Ribeirão do Eixo.

Tarde: Álvaro Maia, Itaubira, São José, São Mateus, Adão Lopes, Liberdade, Floresta, Pedra Azul, Veneza, Monte Verde e Centro.

Terça-feira

Manhã: Acuruí, Portões, São Gonçalo do Monte, Funcionários, Monte Sinai, Dona Luizinha, Santa Tereza e Alameda Chaparral.

Tarde: Vila José Lopes, Vila João Carolino, Serra Azul, Santo Antônio, Capanema, Cohab, Nossa Sra. Fátima, Esperança e Centro.

Tarde: Santa Rita, Primavera, Cruz do Munu, Munu e Centro.

Quinta-feira

Manhã: Agostinho Rodrigues, Dona Lila, Cond. Garden Ville, Cardoso, Meu Sítio Cond. Santa Clara, Padre Adelmo, São Geraldo e Quinta dos Inconfidentes.

Tarde: Praia, Vila Gonçalo, Tombadouro, Novo Horizonte, Saudade e Centro.

Sexta-feira

Manhã: Marzagão, Padre Eustáquio, Gutierrez, Recanto das Colinas, Matozinhos e Cond. Marinella.

Tarde: Lourdes, Bela Vista, Novo Santa Efigênia, Comunidade do Bota, Boa Viagem e Centro.