Dia do Antigomobilista é incluído no calendário oficial de Itabirito

por Comunicação publicado 18/01/2024 15h30, última modificação 18/01/2024 15h34
A data será comemorada anualmente no dia 5 de setembro.
Dia do Antigomobilista é incluído no calendário oficial de Itabirito

A iniciativa permite que o Poder Público apoie e promova eventos e atividades comemorativas que propaguem a cultura do carro antigo. Foto - Divulgação.

O antigomobilismo representa uma filosofia que transcende o simples apreço por máquinas do passado. Trata-se de uma prática que envolve um comprometimento singular com a preservação da memória automotiva. Itabirito deu um passo significativo para reconhecer e celebrar a paixão dos amantes de carros antigos ao instituir o Dia do Antigomobilista.

A Lei Municipal N° 3989, de autoria do vereador Pastor Anderson do Sou Notícia (MDB), foi sancionada e agora o Dia do Antigomobilista faz parte do calendário oficial do Município de Itabirito. A data será comemorada anualmente no dia 5 de setembro, envolvendo a realização de exposições e atividades voltadas ao universo do antigomobilismo.

A legislação define "antigomobilista" como aquele que, de alguma maneira, preserva ou contribui para a conservação de veículos antigos e originais, seguindo os critérios da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) e da Federação Internacional de Veículos Antigos (FIVA).

A iniciativa não apenas reconhece a importância dos antigomobilistas, mas também permite que o Poder Público, respeitando suas competências, apoie e promova eventos e atividades comemorativas que propaguem a cultura do carro antigo. O Poder Executivo, conforme a nova lei, tem a prerrogativa de firmar convênios e parcerias com entidades públicas ou privadas para a realização desses eventos, ampliando as possibilidades de celebração.

"A preservação dos veículos antigos é mais do que uma prática, é uma atitude que valoriza a história e a cultura automotiva. O antigomobilista, independentemente de marca ou modelo, contribui para manter viva a narrativa desses automóveis que muitas vezes carregam consigo valores familiares e históricos", justificou o vereador Pastor Anderson do Sou Notícia.