Crianças da Escola Começo de Vida visitam Câmara de Itabirito para conhecer atividades legislativas

por Comunicação publicado 03/04/2025 15h31, última modificação 03/04/2025 15h31
Estudantes conheceram as funções dos vereadores e a estrutura da Casa Legislativa.
Crianças da Escola Começo de Vida visitam Câmara de Itabirito para conhecer atividades legislativas

Alunos da Escola Começo de Vida visitam a Câmara de Itabirito. Foto - Ascom - Câmara de Itabirito.

Nesta quinta-feira (03), a Câmara Municipal de Itabirito recebeu a visita das crianças de 5 a 6 anos que estudam na Escola Começo de Vida - Educação Infantil e Anos Iniciais, localizada no bairro Praia.

 

A visita foi guiada pelo vereador Daniel Sudano (Cidadania), que apresentou aos pequenos um panorama sobre as atividades legislativas, incluindo Projetos de Lei, reuniões ordinárias e extraordinárias, além das principais funções do Poder Legislativo, como fiscalizar o Executivo, propor leis e representar a população. O vereador também explicou as atribuições de um parlamentar municipal, incentivando a participação cidadã desde a infância.

 

Os alunos demonstraram grande interesse e conhecimento sobre a rotina legislativa, respondendo perguntas como a quantidade de vereadores da Câmara de Itabirito, que na atual legislatura conta com 15 edis, e o dia em que são realizadas as reuniões ordinárias (segunda-feira). O momento proporcionou uma experiência educativa e descontraída para as crianças.

 

Além do aprendizado teórico, os estudantes também puderam conhecer as instalações da Câmara, passando pela Galeria de Ex-Presidentes, visitando o Plenário José Bastos Bittencourt, a Tribuna e o espaço reservado para os membros da Mesa Diretora.


Os alunos também foram recepcionados pelo presidente da Câmara, vereador Márcio Juninho (Cidadania), que afirmou: "Receber essas crianças na Câmara é uma alegria imensa, pois significa aproximar a população do Legislativo desde cedo. A educação cidadã é essencial para formar adultos mais conscientes e participativos no futuro".