Corridas Outubro Rosa e Novembro Azul entram para o calendário oficial de eventos em Itabirito

por Comunicação publicado 16/04/2025 17h10, última modificação 16/04/2025 17h10
Lei municipal promove conscientização sobre o câncer de mama e de próstata por meio de eventos esportivos e ações preventivas em saúde.
Corridas Outubro Rosa e Novembro Azul entram para o calendário oficial de eventos em Itabirito

A proposta é unir atividade física com ações educativas e de saúde preventiva. Foto - Freepik.

Foi sancionada em Itabirito a Lei nº 4.210, que institui oficialmente no calendário municipal dois eventos anuais voltados à promoção da saúde e à conscientização da população: a Corrida Outubro Rosa e a Corrida Novembro Azul. Aprovada pela Câmara e sancionada pelo Executivo, a legislação reforça o compromisso da cidade com a prevenção do câncer de mama e do câncer de próstata.

 

A iniciativa, de autoria do vereador Lucas do Zé Maria (MDB), estabelece que os eventos serão realizados, respectivamente, nos meses de outubro e novembro, e vão além da prática esportiva. A proposta é unir atividade física com ações educativas e de saúde preventiva.

 

“Nosso objetivo é conscientizar a população sobre os tipos de câncer que apresentam alta incidência no Brasil e no mundo. A descoberta precoce, associada a medidas preventivas, é fundamental para aumentar as chances de cura”, destacou o vereador.

 

Durante as corridas, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, será responsável pela organização dos eventos, podendo firmar parcerias com entidades públicas, privadas e organizações da sociedade civil. 

 

Além da corrida em si, a legislação prevê uma série de ações paralelas, como distribuição de materiais informativos sobre prevenção e tratamento do câncer; palestras com profissionais da saúde; incentivo à realização de exames preventivos; e disponibilização de serviços como aferição de pressão arterial, orientação nutricional, entre outros atendimentos de saúde preventiva.

 

A Corrida Outubro Rosa terá como foco a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, enquanto a Corrida Novembro Azul destacará os cuidados com o câncer de próstata. Ambas as ações visam democratizar o acesso à informação e aos serviços básicos de saúde.