Câmara de Itabirito presente na Plenária de Saúde

por Comunicação publicado 27/03/2023 17h30, última modificação 27/03/2023 18h11
O encontro foi no auditório do IFMG e o vereador Léo representou a Casa Legislativa.
Câmara de Itabirito presente na Plenária de Saúde

Léo do Social representou a Câmara - Foto: Ascom

Neste sábado (25/3), o vereador Léo do Social (PSDB) representou a Câmara itabiritense na 2ª Plenária Municipal de Saúde de Itabirito, que discutiu melhorias para a área no auditório do IFMG. A Plenária antecede a 10ª Conferência Estadual e a 17ª Conferência Nacional.


Léo, que é psicólogo, falou sobre a importância de se avançar nas questões da saúde municipal, com participação de servidores, população e vereadores (essenciais na aprovação dos Projetos de Lei).  


A secretária Municipal de Saúde, Cleusa de Lourdes Claudino, disse que na Plenária é importante pensar no coletivo. “Tudo começa no município. Quando for formular uma proposta, deve-se pensar em todos”, afirmou.


Cleusa falou sobre os novos conselheiros de Saúde, eleitos na sexta-feira (24/3). “Todos os recursos dependem de vocês (Conselheiros) para nos ajudar na Saúde”, enfatizou.  


Segundo ela, as vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “mas as pessoas não estão indo se vacinar”, lamentou.


O prefeito Orlando Caldeira (Cidadania) fez vários elogios aos servidores da Saúde de Itabirito. Ele disse que todo o reconhecimento conquistado pela área, deve-se aos profissionais que nela atuam.  


Orlando contou que ouviu do seu vice-prefeito, o médico Élio da Mata, “que todo dinheiro para Saúde é pouco”. Tendo como base essa fala, o chefe do Executivo destacou a busca da administração por mais recursos para a área.   


AS DISCUSSÕES 


O encontro teve discussões com o objetivo de:

 

1- análise da situação de saúde no âmbito municipal, estadual e nacional; 


2- debater o tema e os eixos temáticos definidos no art. 5º do regimento, analisando as prioridades locais de saúde, para a revisão dos Planos Municipais de Saúde elaborados para os anos de 2022 a 2025; 


3-  formular propostas no âmbito do município para elaboração do Plano de Ação com vistas a incorporar o conceito do direito à saúde no debate público, de forma a ampliar a defesa do SUS no Brasil; 


4- eleger delegados (as) efetivos (as) e seus suplentes paritariamente para a 10ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais; 


5- elaborar relatório final, nos prazos previstos no Regimento.