Presidente da empresa que fará regularização fundiária em Itabirito ocupa Tribuna da Câmara

por Comunicação publicado 25/04/2023 17h30, última modificação 25/04/2023 17h30
Há 7 mil imóveis irregulares em Itabirito.

Diretor-presidente da UrbBrasil na Tribuna - Foto: Ascom

O diretor-presidente da UrbBrasil, Bernardo Freitas Graciano, ocupou a Tribuna da Câmara de Itabirito na segunda-feira (24/4). Trata-se da empresa responsável pelos processos de Regularização Fundiária Urbana (Reurb), que estão acontecendo no município.

Bernardo disse que o problema é nacional. “São 30 milhões de imóveis irregulares no Brasil, 3 milhões em Minas Gerais, 290 mil em Belo Horizonte e 7 mil em Itabirito”, afirmou, salientando que a questão não é exclusividade de governos federais, estaduais ou municipais passados ou atuais. “A questão é desde 1500 (Descobrimento do Brasil)”, disse.

Para resolver, segundo o diretor, foi criada a possibilidade de se fazer a regularização de grande núcleos informais por meio de um instituto que se chama "Reurb" - instituído em 2017 pela Lei Federal 13465.

“Em Itabirito, começamos um trabalho em três operações: 1 - O Recanto do Siriema, 2 - Rua Virgílio Gonçalves e 3 - Balneário Água Limpa, que é a maior regularização fundiária por interesse privado”, garantiu.

Sobre o Água Limpa, ele disse: “Estamos falando de 3 mil imóveis e 30 mil pessoas”.

Em entrevista à comunicação à Câmara, Bernardo disse que é de extrema importância que moradores procurem os escritórios da empresa, um deles instalado no Água Limpa, para que haja, dentro da lei, a regularização dos imóveis.