Por causa da Onda Vermelha, RGs no CAC Itabirito só podem ser confeccionados em casos específicos

por Comunicação publicado 21/01/2021 18h50, última modificação 21/01/2021 22h55
Saiba em quais situações, o interessado pode pedir a carteira de identidade
Por causa da Onda Vermelha, RGs no CAC Itabirito só podem ser confeccionados em casos específicos

Equipe CAC Itabirito: auxiliar administrativa Patrícia Ribeiro, chefe do CAC Wantuil Ferreira, estagiária Júlia Carvalho e a identificadora Emanuele Sant’anna

Por determinação da Polícia Civil, em respeito às regras da Onda Vermelha do Plano Minas Consciente (do Governo do Estado de Minas Gerais), o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) de Itabirito só poderá confeccionar carteiras de identidade (RGs) em casos previstos na Portaria número 001, de janeiro de 2020.

 

Por ordem da Superintendência de Investigação e Inteligência Policial, são seis as situações que o indivíduo pode requerer o RG:

.

1- Quando o cidadão precisa do documento para solicitar medicamento, consulta ou tratamento médico na rede pública ou privada de saúde.

.

2- Quando o interessado precisa cumprir exigências de relação de trabalho ou emprego.

.

3- Quando há a necessidade de realização de uma viagem nacional ou internacional, mediante comprovação documental de urgência.

.

4- Quando o cidadão precisa participar de certames, como concursos públicos e exames em geral (escolas, faculdades, universidades, Detran etc).

.

5- Quando a pessoa necessita se apresentar em órgãos públicos ou privados, mediante agendamento prévio ou em casos de processos em andamento (Tribunais de Justiça, Polícia Federal, Receita Federal, INSS, bancos etc.).

.

6- Quando o indivíduo estiver em vulnerabilidade social (idosos, acamados, deficientes, hospitalizados, pessoas em situação de rua etc.).

 

Os cidadãos que já se cadastraram via site da Polícia Civil devem aguardar a data do reagendamento, que será comunicada por telefone pelas servidoras do CAC.

 

Lembrando que a situação só será normalizada depois que houver a mudança de Onda na Região Centro de Minas (em que Itabirito está inserido).

 

Ainda por causa da Onda Vermelha, não estão sendo feitos agendamentos por meio do site.

 

Os “casos emergenciais” citados nesta matéria são para pedidos exclusivamente pelo telefone, ou seja, o cidadão tem de ligar para (31) 3561- 1599 (Câmara de Itabirito) - somente nas segundas-feiras, a partir das 12h.

 

Cada ligação tem direito a um agendamento.