PL 100: Câmara bate recorde histórico na tramitação de projetos no Legislativo de Itabirito

por Comunicação publicado 22/06/2021 16h20, última modificação 22/06/2021 16h29

Mesa Diretora durante reunião em que foi apresentado o PL de número 100. Foto - Comunicação da Câmara de Itabirito

A Câmara de Itabirito bateu recorde histórico semestral na tramitação de Projetos de Lei (PLs). Isso porque na reunião desta segunda-feira (21/6) deu entrada na Casa Legislativa de Itabirito, o PL de número 100.

Seja de autoria individual do vereador, de um grupo de parlamentares, da Mesa Diretora ou do Poder Executivo, nunca na história da Câmara itabiritense tantos projetos foram discutidos em apenas seis meses.

Outra marca da atual legislatura é que todos os 13 vereadores já apresentaram PLs.

Tal realidade se dá por dois motivos principais: 1- o ímpeto dos vereadores de ver um projeto de sua autoria virar lei, e 2 – a atual realidade imposta pela pandemia que criou situações atípicas e a necessidade de novas leis.

ANOS ANTERIORES

Para se ter uma ideia, em 2020 (durante todo ano) foram apresentados 154 PLs. Em 2019, foram 108 PLs. Em 2018, 68 PLs tramitaram, e 66 PLs foram discutidos pelos vereadores durante todo o ano de 2017.

Em anos mais longínquos, os números também comprovam o recorde. Durante todo o ano de 2016, foram apresentados 76 PLs. Em 2015, foram 115 PLs. Em 2014, 87 PLs. Já em 2013, foram 94 PLs que tramitaram na Câmara de Itabirito.

“A atual Câmara não tem se furtado dos compromissos com a população de Itabirito, seja na aprovação de projetos importantes que beneficiam o povo, seja na discussão de relevantes questões que estão na ordem do dia. A Covid mudou a rotina de muitos. Contudo mesmo em períodos em que os servidores ficaram trabalhando em casa, o ritmo das discussões e das votações não diminuiu. Ao contrário, foi intensificado. Esse é o motivo de números tão expressivos se comparados com legislaturas anteriores”, disse o presidente Léo do Social (PSDB).

O presidente ainda salientou que a discussão e votação de Projetos de Lei é um dos trabalhos dos vereadores. “Há ainda o corpo a corpo com a população, o ‘estar presente’, o atendimento nos gabinetes (todos na Galeria Jane France), as intervenções com o prefeito atendendo aos anseios do povo, os requerimentos, as indicações”, enumerou Léo do Social.