Paróquia da Boa Viagem homenageia famílias que viviam em Itabirito na época da emancipação

por Comunicação publicado 27/01/2023 18h30, última modificação 27/01/2023 22h26
Itabirito rumo aos 100 anos: saiba quais famílias foram e serão homenageadas. Veja fotos.
Paróquia da Boa Viagem homenageia famílias que viviam em Itabirito na época da emancipação

Foto - Reprodução de internet

Em 7 de setembro deste ano, Itabirito comemora 100 anos de emancipação político-administrativa. Com objetivo de resgatar a história do município, o padre Miguel Ângelo Fiorillo está desenvolvendo um trabalho inédito por meio do qual são homenageados famílias que, de alguma forma, participaram do processo de emancipação.

Segundo o padre, que é uma referência em estudo da história da região, trata-se de famílias que estavam em Itabirito entre 1900 e 1930.

Itabira de Nossa Senhora do Rio de Janeiro, Itabira do Campo e, depois, Itabirito. Quando estava sob a tutela de Ouro Preto, não existia interesse das elites ouro-pretanas em aceitar a emancipação da então Itabira do Campo. Mesmo porque, na época, a extração do ouro estava em declínio, e “Itabirito era vista como a ‘galinha dos ovos de ouro’ que Ouro Preto não queria perder”, disse o padre.

 De 3.000 a 5.000 habitantes moravam em Itabirito entre 1910 a 1920. Só no núcleo urbano (atual sede do município) eram cerca de 40 famílias.

PARCERIA

Para desenvolver o projeto, o padre contou com ajuda de alunos do 2° grau, na disciplina de História, da Escola Estadual Engenheiro Queiroz Júnior (conhecida como Industrial).

São os estudantes os responsáveis pela procura das famílias que recebem as homenagens.

Paralelamente às homenagens, o padre convida os participantes para escrever cartas, que devem ser entregues lacradas, contando como é a vida em Itabirito nos tempos atuais. Tais cartas ficarão em uma urna e serão abertas somente no aniversário de 150 anos de Itabirito.

A possibilidade de escrever está aberta a todos, independentemente de serem ou não membros das famílias homenageadas.  

BOM JESUS DO MATOZINHOS 

Em setembro do ano passado, na Capela de Bom Jesus do Matozinhos, foram homenageadas famílias de descendência afro na pessoa de Dona Maria Zeferino Afonso (aos 106 anos). Ela hoje, infelizmente, não está mais entre nós e, no dia, foi representada pelo seu bisneto Juan.

SANTA RITA 

Em outubro, na Igreja de Santa Rita, foram homenageadas as famílias Góis, Oliveira, Lopes e Clemente.

ISAP 

Em novembro, foram homenageadas as famílias Paranhos, Batista e Toledo, na Capela do Instituto Santo Antônio de Pádua.

BOM JESUS DO MATOZINHOS 

Em dezembro, as famílias homenageadas, na Capela de Bom Jesus do Matozinhos, foram Michel, Mendanha e Bastos.

SÃO GONÇALO DO BAÇÃO

Em janeiro, foram homenageadas, na Igreja de São Gonçalo, as tradicionais famílias do distrito: Pimenta, Souza/Lima, Carvalho, Resende, Campos, Santos, Marques, Matos, Ribeiro, Braga, Santana, Simões, Quirino, Ramos, Pedrosa, Moreira e Senem.

        

ACURUÍ 

Em 2 de fevereiro, serão homenageadas, na Igreja Nossa Senhora da Conceição de Acuruí, as famílias Pena, Pedrosa, Gouveia, Barçante, Alves, Fonseca e Basílio.