Nova Lei: uso de abraçadeiras em cirurgias de animais é proibido em Itabirito

por Comunicação publicado 04/05/2023 16h30, última modificação 04/05/2023 16h28
Saiba quais os perigos do uso da abraçadeira.
Nova Lei: uso de abraçadeiras em cirurgias de animais é proibido em Itabirito

Foto: Reprodução/Pixabay

Foram nove leis municipais sancionadas recentemente pelo Poder Executivo. Todas elas passaram por discussões e votações na Câmara de Itabirito. Uma delas é a número 3818 de 2023, que proíbe o uso de abraçadeiras de nylon na realização de procedimentos cirúrgicos em animais.

O descumprimento pode acarretar em multa e sanções previstas não só na lei em questão, mas também perante os Conselhos de Medicina Veterinária.

O Projeto que deu origem à Lei é de autoria do vereador Léo do Social (PSDB).

RISCO PARA OS ANIMAIS

O uso de abraçadeiras de nylon em procedimentos cirúrgicos veterinários constitui risco à saúde e à vida dos animais pelo fato serem comuns hemorragias, infecções da ferida cirúrgica, síndrome do ovário remanescente, piometra de coto uterino, formação de granuloma, ligadura de ureter, incontinência urinária, formação de tratos fistulosos e obstruções intestinais.

Há materiais mais seguros para serem usados nesses procedimentos.