Na Câmara, secretário fala sobre probabilidade de nova empresa em Itabirito e empréstimos para microempresários

por Comunicação publicado 02/06/2020 17h35, última modificação 02/06/2020 17h41

Secretário de Desenvolvimento na Câmara de Itabirito. Foto: Câmara

.

Nesta segunda-feira (1º de junho), durante sessão ordinária da Câmara de Itabirito, o secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, Mário Marques, respondeu aos questionamentos dos vereadores sobre as expectativas do processo licitatório (na forma de concorrência) para que alguma empresa assuma um dos antigos galpões que eram da Delphi.

.

VEJA ENTREVISTA COM O SECRETÁRIO, EM VÍDEO, FEITA PELA COMUNICAÇÃO DA CÂMARA. NA SEQUÊNCIA, A CONTINUAÇÃO DA MATÉRIA:

Pelo certame, essa empresa terá de gerar no mínimo 100 empregos. Quarenta por cento têm de ser mão de obra itabiritense. O baixo número de postos de trabalho a serem criados, bem como o baixo percentual de empregos destinados ao povo de Itabirito foram alguns dos questionamentos feitos pelos vereadores.

O aluguel do galpão, de R$ 33.200 mensais, terá 180 dias de carência para começar a ser pago.

Os envelopes com as propostas serão abertos em 10 de junho, às 13h, no setor de licitação da Prefeitura.

A expectativa da licitação é que a empresa vencedora gere 200 postos de trabalho depois de um ano de funcionamento.

CURTUME SANTA LUZIA

Outro questionamento dos vereadores diz respeito ao antigo Curtume Santa Luzia. A administração anterior da Prefeitura gastou cerca de R$ 6 milhões para transformar o local em condomínio industrial, incentivando a instalação de pequenas e microempresas. Contudo, atualmente está sendo usado como “centro de distribuição operacional da Prefeitura”.

Segundo o secretário, houve tentativas da atual administração da Prefeitura de criar no local um espaço para empresas de malharia e do setor cervejeiro, por exemplo. Contudo, ainda de acordo com o secretário, “as ideias não vingaram”. “A logística não atende”, justificou ele. Sendo assim, o antigo curtume está sendo usado para “desonerar aluguéis da Prefeitura”, disse Mário Marques.

No entanto, a Presidência da Casa questionou que novos espaços ainda estão sendo alugados pela Prefeitura. Foram citados como exemplos o prédio da antiga IBL, no bairro Agostinho Rodrigues, que hoje é a sede da Guarda Civil Municipal, e um imóvel próximo à Escola Municipal Donada Melillo, na Rua Carolina Marques, bairro Santa Efigência, que está sendo usado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Em entrevista à Comunicação, o secretário disse que os novos aluguéis citados não são de responsabilidade da pasta de Desenvolvimento.

Em suas considerações finais, o secretário mencionou o empréstimo individual para micro e pequenas empresas (MPEs), bem como para microempreendedores (MEIs) para o enfrentamento da crise econômica provocada pelo coronavírus.

Pelo projeto original enviado à Câmara pela Prefeitura, o empréstimo seria de, no máximo, R$ 7.000 por beneficiado. Contudo, uma emenda de autoria de vereadores propôs aumentar o valor do empréstimo para R$ 20.000. Desta forma, a lei foi sancionada.

As informações para conseguir o empréstimo estão sendo disponibilizadas na Adesita (Agência de Desenvolvimento Econômico de Itabirito).

PROJETOS DE LEI

Após a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, os Projetos de Lei entraram para discussão e votação, dentre eles:

- PL 54/2020, que institui o sistema de Compliance no município, mais conhecido projeto anticorrupção. Foram apresentadas três emendas ao Projeto de Lei, sendo encaminhadas para parecer das comissões;

- PL 63/2020: que concede aos proprietários de veículos do tipo van, que fazem transporte escolar e universitário, o direito de fazer o transporte suplementar no município. Após ser aprovado em primeira votação, o projeto foi rejeitado nesta segunda-feira pelo voto contrário de sete vereadores.