Lançamento do programa Internet para Todos é discutido na Reunião da Câmara de Itabirito

por Comunicação publicado 28/03/2018 17h50, última modificação 28/03/2018 17h50

Mesa Diretora da Câmara de Itabirito. Foto: ACCI

Dos 300 municípios brasileiros contemplados com o programa “Internet para Todos”, do Governo Federal, um deles é Itabirito (na Região Central de Minas).

O assunto foi citado por vários edis durante a “palavra livre” da Reunião Ordinária Câmara de Vereadores desta segunda-feira (26).

.

No domingo (25), na Praça da Estação, todos os vereadores de situação estiveram no lançamento do programa no município itabiritense que se deu com as presenças do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, do prefeito Alex Salvador (PSD), do deputado federal Diego Andrade (PSD) e do estadual Alencar da Silveira Júnior (PDT).

.

“Trata-se de uma forma de expandir os negócios em Itabirito e atrair mais empresas, investimentos e empregos”, disse o vereador Max Fortes (PSB) durante a Reunião.

O QUE MUDA

O vereador Tila do Social (PMN) tem se empenhado para aprimorar a acesso da internet na cidade. “O programa do Governo Federal consiste em expandir o sinal, por meio de satélite, para atender a comunidades que se encontram mais distantes do distrito sede, onde não há internet ou o sinal é muito ruim, como Marzagão, Saboeiro, São Gonçalo do Bação e a região do Bação como um todo. Depois, o prefeito Alex Salvador se comprometeu a colocar em prática uma sugestão minha: de disponibilizar sinal Wi-Fi gratuito em locais públicos da cidade”, disse o edil.

A expansão da internet em Itabirito acontece já em 2018.

O serviço de Banda Larga a ser prestado, por meio do “Internet para todos”, não será gratuito a toda a população dos municípios atendidos, mas funcionará a preços reduzidos. Isso porque, muitas vezes empresas têm grande ônus para manter a infraestrutura necessária. Então, a empresa que atender a essas localidades, por ter garantias e isenções, pode oferecer um produto com um preço menor.

Informações extraoficiais dão conta de que o valor a ser cobrado em Itabirito pode chegar a 1/3 do que normalmente se cobra do mercado.