Itabirito: UAI ocupa Tribuna para alertar sobre futuro incerto da Estação Ecológica de Arêdes

por Comunicação publicado 31/10/2023 18h05, última modificação 31/10/2023 18h35

UAI na Câmara - Foto: Ascom

O representante da União Ambientalista de Itabirito (UAI), Edton Araújo Barbosa, esteve na reunião da Câmara de Itabirito, na segunda-feira (30/10).

Na Tribuna, ele alertou os vereadores e a audiência (que acompanha a reunião via YouTube) a respeito da provável futura desafetação (que, no caso, refere-se à mudança dos limites) da Estação Ecológica Estadual de Arêdes - proposta pela empresa Minar Mineração.

Segundo ele, já houve duas tentativas de mudar os limites da Estação, uma em 2014 e outra em 2017, que “foram rechaçadas na origem por serem inconstitucionais”, disse o ambientalista.

Contudo, desta vez, o projeto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Ou seja, está em tramitação no Parlamento Estadual.

O senhor Edton explicou que a Estação está cercada por minerações. Ele contou que no local, com quase 2.000 hectares, estão as nascentes mais altas do território itabiritense: Castanheira, Bugre e Arêdes.

Segundo o ambientalista, no limite de Estação de Arêdes, há um corredor de fauna e flora, “que a gente precisa preservar e que liga a Bacia do Velhas com a Bacia do Paraopeba”, afirmou.

De acordo com Edton, a área que “eles pretendem” desafetar é no coração de Arêdes. “Inclusive no estudo a lagoa que tem lá deverá ser aterrada (...). Vai interromper esse corredor ecológico de fauna e de flora (...). Os animais têm que circular, as abelhas têm que circular (...)”, desabafou.

Como já mencionado, o projeto ainda está em tramitação entre os deputados estaduais. “Mas a gente precisa mobilizar a sociedade itabiritense”, acredita o orador, que salientou que a região de Arêdes, além das questões ambientais, é alvo de estudos arqueológicos que estão em andamento.

“Não se trata de uma questão ideológica ou partidária. Arêdes é a história primitiva de Itabirito. Itabirito começou lá. Nós temos sentimentos. Nós temos identificação com aquela área”, comentou o representante da UAI.