Empresa de planejamento explica na Câmara futuras melhorias no transporte público de Itabirito

por Comunicação publicado 08/02/2022 18h50, última modificação 08/02/2022 18h59

Luiz Wagner Balieiro conversou com vereadores. Foto - Ascom da Câmara

Redução no valor da tarifa de ônibus e melhoria do transporte público em Itabirito, com aumento de linhas principalmente na chamada zona rural. Esses foram alguns dos assuntos discutidos nesta segunda-feira (7/2), na Câmara de Itabirito.

A REUNIÃO

Com o fim do recesso parlamentar, o diretor da Planum Planejamento e Consultoria Urbana, Luiz Wagner Balieiro, respondeu aos questionamentos dos vereadores durante reunião ordinária na Casa Legislativa itabiritense. A Planum é a empresa responsável pela revisão do Plano de Mobilidade Urbana.

A vinda do diretor foi no mesmo dia em que foi aprovado em redação final o Projeto de Lei 02/2022, que autoriza a abertura de crédito especial no orçamento vigente.

O repasse de verba a ser feito pela Prefeitura não acontecerá de uma vez para a empresa de transporte (Serra Verde). Será mensal e feito “sempre que o montante decorrente da arrecadação da tarifa pública praticada for insuficiente para assegurar o equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão, em conformidade com o que for definido pela Junta de Coordenação Orçamentária e Financeira”.

CRISE NO SISTEMA DE TRANSPORTE

“O transporte está passando por uma crise muito grande e a importância de a população se deslocar é uma prioridade, que impacta na saúde, na educação, no deslocamento e no emprego. A discussão aqui na Câmara (de Itabirito) teve a ver com redução do custo (do transporte) para o usuário, evitando um aumento significativo da tarifa”, disse o diretor da Planum, em entrevista à Assessoria de Comunicação da Câmara de Itabirito.

Segundo ele, a postura do prefeito Orlando Caldeira (Cidadania) é de não aumentar a tarifa. Com base na impossibilidade de a Serra Verde operar na realidade atual, o prefeito optou pelo subsídio. “A tarifa técnica calculada ultrapassou R$ 7. Isso porque antes, o sistema transportava 170 mil passageiros, hoje transporta 60 mil. Um dos motivos para a diminuição da demanda foi a pandemia. Houve redução drástica do número de veículos porque não houve demanda”.

NOVAS ROTAS

A previsão, com a abertura do crédito especial, é da implantação de novas rotas para atender São Gonçalo do Bação, Córrego do Bação, Acuruí, Marzagão, Saboeiro e Macedo com a mesma tarifa do sistema urbano. “Todas a R$ 3. Hoje a tarifa no sistema urbano é no valor de R$ 3,25”, disse o diretor. Ou seja, a previsão é de redução do valor.

De acordo com o diretor, hoje em Itabirito, a tarifa pode chegar R$ 7,80 para São Gonçalo e R$ 14 para Acuruí. “A proposta são três viagens por dia: de manhã, na hora do almoço e à tarde para, por exemplo, São Gonçalo e Acuruí”, informou Luiz Wagner.

PRESIDENTE

Segundo o presidente Arnaldo (MDB), a Câmara deu o voto de confiança para a Prefeitura porque a situação do subsídio é nova em Itabirito.