Em palestra na Câmara de Itabirito, promotor fala sobre importância do Compliance

por Comunicação publicado 21/07/2023 15h31, última modificação 21/07/2023 15h31

Dr. Umberto (MP), Dr. Edésio e presidente Arnaldo (Câmara) e prefeito Orlando - Foto: Ascom

O promotor Dr. Umberto Bizzo ministrou a palestra “Compliance e Sistema de Integridade na Administração Pública”. O evento aconteceu na Câmara de Itabirito, na tarde de terça-feira (18/7).

“Compliance” vai além do combate à corrupção. Trata-se de um conjunto de ações que visam otimização dos serviços públicos com base nas leis. Definitivamente, o assunto é importante para toda a sociedade. Por isso, a palestra foi aberta ao público e amplamente divulgada.

“O tema Compliance não é a primeira vez que a gente fala desse assunto aqui na Câmara. Faz parte de um Ministério Público (MP) mais resolutivo, mais preventivo, que dialoga com os demais poderes e com a sociedade civil. Agindo para que não aconteça um mal feito, um ilícito na administração pública. Sabendo que administração é composta por seres humanos. E o ser humano se não tiver uma contenção certa, ele pode errar. Então, o Compliance visa métodos de prevenção, de correção, de orientação para que a gente minimize a potencialidade de danos. Eventuais ilícitos, caso ocorram, obviamente, aí sim, serão apurados e punidos na forma da lei”, disse o promotor ao abrir a palestra.

VEREADORES

Estiveram presentes, além do presidente Arnaldo (MDB) e do prefeito Orlando Caldeira (Cidadania), os vereadores Dr. Edson e Paulinho (os dois do Republicanos), Anderson Martins e Lucas do Zé Maria (ambos do MDB) e Grilo (Cidadania).