Dia do Gari: em solenidade, Câmara de Itabirito homenageia profissionais da limpeza

por Comunicação publicado 16/05/2023 17h40, última modificação 16/05/2023 17h57
Saiba quem foram as homenageadas.

Homenageadas e representante (de óculos) - Foto - Ascom

Nesta terça-feira (16/5), Dia do Gari, a Câmara de Itabirito, com base na Lei Municipal nº 3.181, de 2016, de autoria do atual presidente Arnaldo dos Santos, concedeu Moção de Bons Serviços a cinco servidoras efetivas que exercem a função na cidade.

As profissionais foram escolhidas pela Limpeza Urbana da Prefeitura.

Essas garis receberam a homenagem extensiva a todos os outros colegas de profissão.

AS HOMENAGEADAS:

ALICE CRISTINA DA SILVA, que exerce a função de gari em Itabirito há 12 anos. Segundo seus coordenadores, ela é muito responsável, tem espírito de liderança, é observadora e sempre dá bons conselhos. Impossibilitada de receber a condecoração, Alice foi representada pela estagiária Eliane Lima.

JOANA D´ARC PEREIRA DA SILVA, que trabalha como gari há 30 anos. De acordo com os coordenadores, ela é sempre alegre, vaidosa e muito responsável.

MÁRCIA MARQUES DOS SANTOS é gari há 23 anos. “Ela trabalha com muita responsabilidade e capricho”, informou a Limpeza Urbana da Prefeitura.

MARIA JOSÉ AZEVEDO exerce a profissão de gari há 14 anos. Segundo os coordenadores, ela é uma servidora exemplar, dedicada e muito comprometida com sua função.

TEREZINHA ROSA FERNANDES DA SILVA (conhecida como Rosinha) é gari em Itabirito há 9 anos. Para os coordenadores, Rosinha é alegria em forma de pessoa, dedicada, sempre quer resolver as coisas rapidamente e é muito vaidosa.

ORIGEM

A origem da palavra gari é antiga. Em 1876, o empresário francês radicado no Brasil, Pedro Gary, assinou com a Corte o primeiro contrato de limpeza pública do país, firmado no Rio de Janeiro.

A empresa ficou responsável pela remoção de lixo nas casas e praias da então capital federal durante cerca de um ano. Os moradores já tinham se habituado a chamar os profissionais da limpeza como “turma do Gary”, em referência ao sobrenome do empresário. A pronúncia original acabou mudando com o tempo, mas o apelido se popularizou e alcançou os demais estados brasileiros.