Coordenador do Samu ocupa a Tribuna da Câmara e explica como será o novo serviço em Itabirito

por Comunicação publicado 30/05/2023 17h18, última modificação 30/05/2023 17h18
O Samu começa a funcionar a partir do dia 7 de junho.
Coordenador do Samu ocupa a Tribuna da Câmara e explica como será o novo serviço em Itabirito

Coordenador do Samu na Câmara - Foto: Ascom

O enfermeiro especialista em traumas, Daniel Fernandes, ocupou a Tribuna da Câmara de Itabirito na segunda-feira (29/5). Ele é o coordenador de Saúde do Consórcio Aliança, que faz a gestão do Samu na microrregião ao qual Itabirito pertence. 


O assunto foi o Samu - novo serviço que começa a funcionar em Itabirito a partir do dia 7 de junho, às 7h da manhã.


MÃE VIVA GRAÇAS AO SAMU


Daniel deu um exemplo pessoal. Ele perdeu seu pai, que teve morte súbita em casa, provocada por uma parada cardíaca, numa localidade sem Samu. Contudo, dois anos depois, a mãe dele teve o mesmo problema, mas na região o Samu já havia sido implantado. Sendo assim, ela sobreviveu sem sequelas. “Isso é política pública sendo bem feita e salvando vidas”, concluiu.


O que será implantado em Itabirito é uma USB (Unidade de Suporte Básico). Tendo como base o número de habitantes da região, a Unidade de Suporte Avançado (USA) já existe em Ouro Preto, para atender também a Itabirito e Mariana. “O ‘tempo resposta’ é importante. Por isso, temos (teremos) uma unidade básica aqui, ela é tripulada por dois técnicos e condutor socorrista. Essa USB pode ser interceptada por uma avançada. Não há perda de tempo! Assim, a rede funciona (...). Se a unidade de Itabirito estiver empenhada, a unidade de Ouro Preto pode atender Itabirito e vice-versa”, explicou. 


O Samu será para demandas clínicas (piora de doenças crônicas) e causas externas (traumas, acidentes, intoxicação, violência, tentativa de suicídio etc).  


BRIGADA - SUPER IMPORTANTE 


A ideia é educar a população para chamar, primeiramente, o Samu (via 192). 


O Samu, por sua vez, sempre acionará a Brigada. Contudo, caso a Brigada seja chamada primeiramente, os combatentes acionarão o novo serviço. “A Brigada é muito importante na rede. Ela é que faz o resgate. Resgate é diferente de atendimento pré-hospitalar. O Samu não tem treinamento para descer um barranco ou tirar uma vítima de ferragens, por exemplo. Isso é com a Brigada!”, esclareceu o coordenador.


Material explicativo elucidando quais são os papéis do Samu, da Brigada e da ambulância da UPA serão distribuídos para a população. Vídeos, com fala acessível, também serão divulgados nas redes sociais. 


As ligações (para o Samu - 192) serão atendidas por uma equipe que conhece a região. É preciso que o solicitante tenha endereço e/ou ponto de referência do local em que o paciente está. Na sequência, essa ligação é transferida para um médico. “Todas as chamadas do Samu são atendidas por um médico. 24h por dia”, garantiu.


O custo da USB será de R$ 42 mil por mês. “A USB tem todos medicamentos que uma avançada tem”, garantiu o coordenador.