Cooperito pede ajuda: com a suspensão das aulas, associados que fazem o transporte de alunos podem ficar meses sem receber

por Comunicação — publicado 04/06/2020 17h25, última modificação 04/06/2020 17h44

Presidente recebe representantes da Cooperito

Representantes da Cooperito estiveram hoje (04/06) na Câmara de Itabirito em busca de orientação. A cooperativa passa por uma crise financeira por causa da pandemia do coronavírus. Os 76 associados, que fazem o transporte municipal e intermunicipal de estudantes, estão sem trabalhar desde março, por causa da suspensão das aulas. Sem a prestação de serviço, não há pagamento por parte da prefeitura. “Só voltaremos a receber após dois meses do retorno das aulas. Ou seja: se voltar em agosto, o pagamento será só em outubro”, disse Alessandra Navarro, gerente administrativa da Cooperito.

A cooperativa fez um requerimento na Câmara para que os associados pudessem fazer o transporte coletivo de passageiros na cidade durante a pandemia. O Projeto de Lei, de iniciativa da Presidência, foi votado no plenário e rejeitado por sete vereadores. “Muitos cooperados não estão conseguindo sustentar as famílias. Alguns, que compraram veículos para prestar o serviço, correm o risco de não pagarem as prestações e perderem as vans”, relata Alessandra. Outro agravante é a idade dos associados: muitos são mais velhos e não estão conseguindo outra fonte de renda porque pertencem ao grupo de risco.

A Câmara fará um estudo sobre qual o melhor caminho para ajudar os cooperados. Assim que o levantamento estiver pronto, será encaminhado um requerimento para a prefeitura.