Com Casa lotada, Câmara recebe prefeito de Itabirito, e vereadores fazem questionamentos

por Comunicação publicado 14/03/2018 17h20, última modificação 15/03/2018 16h48

.

Com todas as áreas destinadas ao público lotadas. Inclusive, com gente em pé (a direção da Casa Legislativa calculou mais de 200 pessoas), a reunião ordinária da Câmara desta segunda-feira (12) aconteceu e contou com a presença do prefeito de Itabirito, Alex Salvador de Oliveira (PSD), que foi sabatinado pelos vereadores.

.

Confira algumas questões ditas pelo prefeito.

Vale

.

O chefe do Executivo criticou a Vale pelo fato de a empresa estar devendo, segundo Alex, R$ 52 milhões a Itabirito.

De acordo com ele, a mineradora foi a única que não pagou o valor de 3,5% de Cfem (agora sobre o valor bruto do minério) estabelecido pelo governo federal. Alex afirmou que as outras mineradoras já estão praticando a nova alíquota.

Emprego

.

Sobre as 36 empresas, anunciadas pela Prefeitura, mas que não abriram suas portas em Itabirito, o prefeito disse a burocracia de ordem ambiental do Estado, a crise econômica bem como questões de ordem judicial impedem, por enquanto, a vinda dessas firmas para a cidade.

Aumento para o servidor

.

Respondendo a questionamentos sobre o reajuste dos servidores, Alex disse que o aumento poderá variar de 5% a 20%, mas não precisou quando isso se dará.

Internet gratuita

.

O prefeito disse que Itabirito terá internet gratuita em espaços públicos por meio de um programa do governo federal, sem despesa para o município. Contudo, não disse quando isso acontecerá.