Câmara de Itabirito: Resumo do que foi dito por cada vereador na reunião de 31/5 durante “palavra livre”

por Comunicação publicado 04/06/2021 22h45, última modificação 05/06/2021 01h06
Câmara de Itabirito: Resumo do que foi dito por cada vereador na reunião de 31/5 durante “palavra livre”

Reunião de 31/5. Foto - Comunicação da Câmara

Leia o que foi dito por cada vereador durante a palavra livre, desta segunda-feita (31/5), na reunião ordinária da Câmara de Itabirito (MG).

 

Márcio Oliveira Juninho (Cidadania)

 

O vereador elogiou o trabalho da Guarda Civil Municipal (GCMI) e do secretário de Segurança e Trânsito, Antônio Pataro, bem como do comando da GCMI. “Boa administração, atuando de forma incisiva”, disse.

 

Afirmou que esteve no Morada Viva dando apoio aos moradores, mais exatamente em local onde um rapaz foi assassinado. Na oportunidade, foram eleitos um síndico e um subsíndico. “Vocês não estão desassistidos”, disse o vereador, salientando que a comunidade pode contar com ele.

 

Mencionou o recapeamento da Rua Domingos Michel, bairro Praia. Obra essa que (segundo o vereador) estava pendente desde 2002. Salientou ser favorável a volta às aulas, mas com responsabilidade. “Intenção é vacinar professores e todos os profissionais para depois voltar”, disse.

 

Daniel Sudano (Cidadania)

 

O vereador defendeu seu Projeto de Lei para que nos loteamentos haja um espaço para armazenar resíduos sólidos (que inclui os recicláveis). Trata-se de um espaço para acondicionar esses materiais que, posteriormente, devem ser recolhidos. “Intenção é facilitar o recolhimento”, explicou Sudano.

 

Defendeu também o projeto de implantação de um “curral regional” para onde animais de grande porte apreendidos devem ser levados. A expectativa é que esse curral seja em Ouro Branco e atenda à região. O vereador salientou que tal situação vai fazer com que os donos tenham mais responsabilidade na medida em que haverá multas e pagamento de diárias quando o proprietário tiver de retirar o animal. O vereador lembrou que animais de grande porte soltos podem provocar transtornos e acidentes.

 

Sudano falou de vias em São Gonçalo do Bação, que precisam de intervenções urgentes. Falou sobre a volta das aulas e disse que a prioridade de vacinação será para “educadores responsáveis por indivíduos mais jovens”.

 

Arnaldo (MDB)

 

O vereador lamentou as perdas por causa da Covid em Itabirito. Disse que há dificuldade de comunicação, por parte da Prefeitura, com os profissionais da Educação, contudo, Arnaldo afirmou que “confia no trabalho da Iracema (secretária de Educação)”. Para ele, a Comunicação da Prefeitura deveria “falar uma linguagem mais fácil” quando o assunto é trato com a comunidade escolar.

 

O vereador mencionou a dificuldade de distanciamento na volta às aulas. “Na Educação Infantil, por exemplo, a professora tem pegar no colo, fazer um carinho”, salientou.

 

Arnaldo defendeu os taxistas contra exigências do tipo: “o carro tem de ser sedã ou 1.6”. Para ele, tais exigências não fazem sentido e só dificulta a vida desses profissionais, que (segundo o vereador) apresentaram abaixo-assinado a ser entregue à Prefeitura com reivindicações.

 

Max Fortes (DEM)

 

O vereador lamentou os óbitos por Covid em Itabirito, bem como a morte do empresário Tony Gelo (que teve um infarto). “São dias duros, cada um tem que fazer a sua parte, a vacina tem que avançar”, disse.

 

Max afirmou que se assustou com posicionamento da Prefeitura de Itabirito, que ao invés de buscar soluções para o fato de o município estar em 18ª posição em números absolutos de casos de Covid em Minas Gerais, “optou por desqualificar minha fala”, disse ele. “A terceira onda pode estar vindo e erros têm de ser corrigidos”, completou.

 

E o vereador enfatizou: “a Prefeitura deveria 'absolver' as críticas e buscar soluções, tentando (por causa da realidade) aumentar o número de doses para Itabirito”.

 

Dr. Edson (Republicanos)

 

O vereador parabenizou o projeto “Unisocial”, desenvolvido pelo pastor Fredson, que esteve na UPA fazendo trabalho espiritual e social com os profissionais da Saúde. “Importante nesse período de enfrentamento ao coronavírus", disse.

 

Dr. Edson também defendeu 30h semanais para os profissionais de enfermagem (luta antiga da categoria) e pediu que a Prefeitura de Itabirito envie à Câmara o projeto com a modificação na carga horária da categoria.

 

Falou sobre a importância da minuta do Estatuto da Guarda Civil Municipal, “que ficou engavetada pela administração passada da Prefeitura”, salientou.

 

O vereador ainda leu uma carta dos profissionais da educação de Itabirito pedindo diálogo com a Prefeitura antes do retorno às aulas.

 

Pastor Anderson (MDB)

 

O vereador lamentou a perda do amigo Tony Gelo. Falou a respeito de furtos no Cemitério São João Batista e defendeu que no local seja colocado segurança. Ele ainda pediu para que a Prefeitura melhore as condições da unidade de saúde na localidade de Bonsucesso.

 

Quando o assunto foi o segundo pedido de cassação que entrou na Câmara contra ele, o vereador afirmou que não tinha contrato direto com a Prefeitura, e que o contrato foi com uma agência particular. “Não existe contrato, o que existe é uma nota fiscal, que por força de lei, precisou ser emitida, disse.

 

Pastor Anderson pediu que seja arquivado o pedido, como aconteceu da primeira vez. “Não levem isso para frente, me deixe trabalhar”, pediu o pastor aos colegas vereadores.

 

Ele garantiu que a Lei Orgânica Municipal não o proíbe de prestar serviço a uma empresa privada.


Paulinho (Republicanos)

 

O vereador participou de uma reunião no Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural de Itabirito (Compatri) para discutir questões relacionadas à instalação da Bação Logística no distrito de São Gonçalo do Bação. Foi decidido que será feita uma nova audiência pública. "Sou sim a favor do emprego, mas é preciso escutar os moradores", disse. 

 

Para o vereador, falta diálogo quando o assunto é volta às aulas. “Por que não discutir isso com uma audiência publica?”, questionou. Paulinho ainda explanou sobre a dificuldade de as pessoas entenderem a respeito do ensino híbrido (metodologia que combina a aprendizagem presencial e remota).

 

Outra dificuldade apontada pelo vereador é no preenchimento de cadastros, via internet, para a vacinação. "Muitos não conseguem ter acesso a esses cadastros. A forma de divulgação do cadastro poderia ser melhor", ponderou. O vereador ainda pediu a volta do cadastro (para pacientes com comorbidades) para que haja nova chance de preenchê-lo.

 

O vereador foi até a creche Tia Lolinha, no Padre Adelmo, e disse que o muro de contenção ficou excelente, mas "passeio não foi feito", salientou. Os moradores sempre me cobram. Para sanar esse problema, o vereador já fez um requerimento.

 

Reivindicou melhorias no corrimão para uma escadaria do Santo Antônio, perto do "Virassaia". Para isso, ele também fez o requerimento. “Será que a gente precisa fazer vídeo para o problema seja resolvido?", perguntou.

 

O vereador reclamou da Cemig e pediu solução para os apagões. Reclamou também da Valenet. “Não se sente satisfeito, tem que sair (deixar os serviços da Valenet)”, opinou.  

 

Igor Júnior (PTB)

 

O vereador elogiou o trabalho da Guarda Civil Municipal e cobrou soluções para os furtos de crucifixos que estão acontecendo no Cemitério São João Batista. Igor afirmou que tais furtos provocam ainda mais dor nos familiares que perderam entes queridos.

 

Lamentou a morte do Tony Gelo e exaltou uma canção feita pelo empresário dono do Restaurante Tonideke, que fala da atual situação vivida por toda a sociedade (perdas de vidas e de emprego).   

 

Renê Butekus (PSD)

 

Renê reclamou da falta de diálogo, por parte da Secretaria Municipal de Educação, com os professores e com outros profissionais da Educação. “Que saudade da Ana Góis”, disse Renê, referindo-se à secretária anterior. “Com ela, havia diálogo”, salientou.

 

Sem citar nomes, mas mencionando funções, o vereador denunciou casos de relação sexual nas dependências da UPA de Itabirito entre servidores. “Não foi só uma vez”, garantiu.

 

Renê ainda denunciou que uma servidora, sem ser habilitada, teria conduzido um veículo da unidade.

 

O vereador incentivou os profissionais de educação a só voltarem ao trabalho depois de vacinados. E disse que a Prefeitura só toma iniciativa de concluir obras mediante pressão. “É a casa da mãe Joana”, disse ele.

 

Renê ainda afirmou que a empresa de segurança, que trabalha para a Prefeitura, tem obrigação de zelar pela segurança do cemitério, “e não a Guarda Municipal, que não tem arma para se defender”, opinou.

 

Fábio Fonseca (Avante)

 

O vereador defendeu a volta às aulas desde que os profissionais da Educação estejam vacinados. E lamentou: “Um ano e quatro meses de pandemia, e a Prefeitura não fez adequações para o retorno às aulas”.

 

Salientou foram gastos R$ 8 milhões, a mais, no ano passado. “Será que não deu para fazer as adequações?”, perguntou ele.

 

Reclamou das condições da Rua Virgílio Gonçalves, no bairro São José. “Uma vergonha. Itabirito arrecada R$ 1 milhão por dia”, disse ele ao opinar que as ruas do Centro precisam de manutenção, mas não deveriam ser prioridade.

 

O vereador elogiou a limpeza e intervenções, feitas pela Prefeitura, em São Gonçalo do Bação. E mencionou que esteve com o secretário de Desenvolvimento buscando soluções para uma empresa de Itabirito que ameaça ir para outra cidade porque não está conseguindo pagar o aluguel. Essa empresa, segundo o vereador, gera 50 empregos.

 

Léo do Social (PSDB)

 

O presidente Léo usou a palavra dizer que é a favor da volta às aulas desde haja cuidados para imunizar não somente os professores, mas também as cantineiras e de todos que trabalham com as crianças. 

 

Salientou que também fez indicação de guarda-corpo para a escadaria que fica atrás da escola Estadual Engenheiro Queiroz Júnior.

 

Léo elogiou a obra que foi colocada na entrada de Itabirito (ao lado da empresa Agile). “Ficou maravilhoso. Parabéns a todos os envolvidos”, disse.

 

Pedido de cassação - Nota oficial da Câmara

 

A Câmara Municipal de Itabirito informa que recebeu, no dia 28 de maio de 2021, uma nova denúncia contra o vereador Anderson Martins da Conceição. O documento estava de acordo com os requisitos legais de admissibilidade e foi apresentado em Plenário, na última reunião ordinária da Câmara, no dia 31 de maio.

 

Após a leitura do documento, a denúncia foi encaminhada para votação, sendo aceita por sete vereadores. Na sequência, seguindo o rito legal, houve o sorteio dos parlamentares que farão parte da comissão para apurar as denúncias.

 

Os três vereadores escolhidos, por meio do sorteio, reuniram-se e elegeram como presidente da comissão: Leandro Silva Marques; relator: Paulo César Teixeira; e como membro: Igor Júnior da Silva.

 

Futuramente, os atos serão apresentados aos demais parlamentares e à população no Plenário da Casa Legislativa.