Câmara de Itabirito recebe a ONG ITA LGBT no Dia do Orgulho LGBTQIA+

por Comunicação publicado 29/06/2021 16h35, última modificação 01/07/2021 15h38
Prédios da Câmara e da Prefeitura receberam luzes coloridas em homenagem à causa.
Câmara de Itabirito recebe a ONG ITA LGBT no Dia do Orgulho LGBTQIA+

Luzes em homenagem à causa LGBTQI+. Foto - Comunicação da Câmara

Nesta segunda-feira (28/6), Dia Mundial do Orgulho LGBTQIA+, os prédios da Prefeitura e da Câmara Municipal de Itabirito foram iluminados com as luzes em homenagem ao movimento. A solicitação foi feita pelo presidente do Legislativo, vereador Leandro Silva Marques (PSDB), e pelo fundador da ONG ITA LGBT, Leandro Dias.

O assunto também foi abordado no Plenário, durante a Tribuna Livre. O representante da ONG explicou como a data nasceu e sobre a importância de que o assunto seja debatido em espaços públicos. “É importante dizer que a gente não está falando de ideologia. Eu não acordo de manhã, olho no espelho e me pergunto se hoje vou ser homem ou se hoje vou ser gay. Eu acordo todos os dias de manhã com a certeza de que ou um homem gay cisgênero. Isso não é ideologia, é identidade de gênero”, disse.

Leandro também apresentou números sobre discriminação escolar. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Educação (MEC), 40% das pessoas LGBTs evadiram da escola por causa de bullying e preconceito. “Somente no ambiente escolar é que vamos romper o preconceito e construir pontes para a igualdade e inclusão das pessoas LGBTs. O que nós queremos é debater a realidade das pessoas LGBTs no ambiente escolar. A homofobia só vai acabar quando a gente tiver um amplo trabalho de mudança de valores dentro da escola”, afirmou.

Leandro Dias - Fundador da ONG ITA LGBT

Leandro da ONG ITA LGBT na Câmara de Itabirito. Foto - Comunicação