Câmara de Itabirito inicia reuniões do 2º período

por Comunicação publicado 02/08/2022 15h09, última modificação 02/08/2022 15h09
17 novos Projetos de Lei começaram a tramitar nesta segunda-feira.
Câmara de Itabirito inicia reuniões do 2º período

Hannah e Juanita - intérpretes de Libras durante a reunião da Câmara. Foto - Ascom

Após o recesso parlamentar, começou o 2º período legislativo na Câmara Municipal de Itabirito. O retorno foi marcado por uma novidade: a partir de agora, as reuniões também serão transmitidas na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Itabirito tem cerca de 100 surdos e é a primeira vez que um órgão público da cidade adota esse tipo de tradução. “Agora, os surdos vão poder interagir mais com os vereadores e conhecer mais os Projetos de Lei. Ou seja, o processo legislativo estará mais acessível. Com isso, eles vão poder votar com mais consciência nas próximas eleições municipais”, comentou a intérprete Hannah Senra.

Novos Projetos de Lei

No 1º período deste ano, 103 Projetos de Lei tramitaram na Câmara. Além disso, foram apresentadas 38 emendas parlamentares, três resoluções e 13 moções. “O nosso compromisso é muito grande. Temos a certeza que seremos produtivos como fomos no período anterior. A gente espera conduzir as reuniões dos próximos meses com muita transparência, muita sinceridade e sempre inovando”, disse o presidente da Câmara de Itabirito, Arnaldo dos Santos.

Na primeira reunião do 2º período legislativo, 17 novos Projetos de Lei entraram em tramitação. Três projetos foram aprovados e seguem agora para sanção ou veto do prefeito. São eles:

Projeto de Lei 90/2022

Dispõe sobre a fixação de cartazes explicativos que demonstrem a aplicação da manobra de heimlich em restaurantes, bares, lanchonetes, praça de alimentação em eventos e estabelecimentos similares.

Projeto de Lei 91/2022

Dispõe sobre a criação da campanha “Esporte Melhor Idade” em Itabirito.

Projeto de Lei 92/2022

Dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de banheiros químicos adaptados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nos eventos públicos do município de Itabirito.

Acompanhe as reuniões ordinárias da Câmara, toda segunda-feira, às 19h30, pelo nosso canal no YouTube: Câmara Municipal de Itabirito.