Câmara de Itabirito entrega Diploma de Mérito Comunitário

por Comunicação — publicado 09/11/2021 17h20, última modificação 09/11/2021 17h52
Durante a sessão solene, servidoras da Casa também foram homenageadas.
Câmara de Itabirito entrega Diploma de Mérito Comunitário

Agraciados na Sessão Solene. Fotos: Comunicação

A Câmara Municipal de Itabirito realizou na última segunda-feira (08/11) a Sessão Solene de entrega do Diploma de Mérito Comunitário a pessoas com ações de destaque no município itabiritense. Na mesma noite, foi realizada a homenagem por tempo de serviço às servidoras que completaram 30 anos de serviços prestados na Casa Legislativa.

Confira a lista dos agraciados:

Autoria do vereador Anderson Martins da Conceição: Moção de Mérito Comunitário a Marcel Martins de Castro.

Formado em Eletrotécnica pelo Cefet e graduado em Administração de empresas, há seis anos decidiu empreender no ramo de Hamburgueria com a primeira hamburgueria artesanal de Itabirito. Atualmente emprega 13 colaboradores que somam com ele esforços para manter a qualidade de seu empreendimento.

Autoria do vereador Arnaldo Pereira dos Santos: Moção de Mérito Comunitário a Jarbas Cornélio das Graças Lima Lemes.

Jarbas é servidor público municipal de carreira desde 2007, atuando no cargo de Fiscal de Meio Ambiente. Sempre engajado na organização de movimentos sociais, foi líder estudantil da União Municipal de Estudantes Secundaristas de Itabirito, quando participou na articulação em conjunto com a Prefeitura para a vinda do Cefet para o município itabiritense. Também é atuante na Comissão de Proteção à Fauna desde a sua criação. Atualmente, é presidente da Sociedade Protetora dos Animais Vidanimal.

Autoria do vereador Daniel Sudano: Moção de Mérito Comunitário a Marcelo Salvador Braga.

Marcelo nasceu em Belo Horizonte e mora em Itabirito há mais de 10 anos, na localidade Ribeirão do Eixo. Proativo e preocupado com o bem-estar da comunidade onde vive, em parceria com a Associação Comunitária de Ribeirão do Eixo, ele pauta suas ações em defesa dos interesses dos moradores, reivindicando políticas públicas com o objetivo de proporcionar melhores condições de infraestrutura, transporte, segurança, lazer, saúde e educação para a população.

Autoria do vereador Edson Gonçalves Júnior: Moção de Mérito Comunitário ao comandante da 250ª Companhia da PM de Itabirito, capitão Patrício Santos de Oliveira.

Capitão Patrício ingressou na Polícia Militar aos 19 anos de idade, no Curso de Formação de Oficiais. Ele já atuou e comandou a PM em diversas cidades do estado no decorrer dos quase 20 anos de profissão. Atualmente, é o comandante da ducentésima quinquagésima Companhia de PM em Itabirito. Por meio da reformulação interna do uso do efetivo, priorizou o policiamento nas madrugadas, ampliou as rondas nos distritos e inseriu uma viatura de atendimento prioritário a mulheres: a Patrulha de Prevenção a Violência Doméstica.

Autoria do vereador Fábio Augusto da Fonseca: Moção de Mérito Comunitário a Rosimare Raimunda dos Santos.

Formada em Matemática e pós-graduada em Gestão Escolar e Matemática, Rosimare possui 28 anos de serviços dedicados à educação. Sua carreira teve início na Escola Manoel Salvador de Oliveira, em 1991. Em 1993, ingressou na Escola Estadual Raul Soares, como professora, tornando-se diretora em 2004, ficando no cargo por 15 anos. Em julho de 2019, assumiu a direção da Escola Estadual Henrique Michel, onde trabalha atualmente.

Autoria do vereador Igor Junior da Silva: Moção de Mérito Comunitário a Cecília Gomes Marinho.

Cecília tem uma história marcante de fé e devoção em Itabirito. Ela está há 34 anos à frente da coroação do Desagravo do Coração de Jesus. Também coordena há 20 anos a cozinha da festa de Nossa Senhora da Boa Viagem. Seus trabalhos também se estendem ao Apostolado da Oração, em que exerceu a função de tesoureira, vice-presidente e presidente. Há mais de 38 anos, ela está à frente da cozinha e coordenação do Debut Cristão, da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem.

Autoria do vereador Leandro Silva Marques: Moção de Mérito Comunitário a Márcia Maria de Souza.

Graduada em Enfermagem pela Unipac, desde muito nova, ela sabia que queria uma profissão que pudesse se dedicar às pessoas. Começou sua carreira como recepcionista no Hospital São Vicente de Paulo. Atuou como técnica de enfermagem, depois como enfermeira na Casa Repouso e na Unidade Básica. Seguindo sua vocação, tornou-se assessora parlamentar e Coordenadora da Atenção Primária de Itabirito.

Autoria do vereador Lucas Eduardo Gois Santos: Moção de Mérito Comunitário a Lucas Expedito Viana Damásio.

À frente da torcida Máfia Azul Itabirito, Lucas realiza diversas ações na comunidade itabiritense. Todos os anos, ele promove a Campanha do Agasalho, Páscoa das crianças, Rua de Lazer do dia das crianças e Natal Solidário. Durante o ano, são arrecadados alimentos para a distribuição de cestas básicas para toda a comunidade carente de Itabirito. Para ele, é um prazer imenso em fazer parte de projetos sociais na nossa cidade.

Autoria do vereador Márcio Antônio de Oliveira Júnior: Moção de Mérito Comunitário a Júlio Fábio da Silva.

Grande profissional, ele se especializou como operador de usina hidrelétrica. Porém, seu maior reconhecimento vem do esporte, do futebol: ele desenvolve o projeto social Atletas de Cristo, ajudando àqueles que o procuram, no intuito de buscar uma solução ou até mesmo uma palavra amiga para os problemas do cotidiano. Júlio leva o nome e a palavra de Deus para vida das pessoas, formando não apenas um time de futebol, mas uma família de Atletas de Cristo.

Autoria do vereador Maximiliano Silva Baêta Fortes: Moção de Mérito Comunitário a Sandra Conceição Argentina de Oliveira e Silva.

Sandra é pedagoga, com pós-graduação em Educação Especial e trabalha há 32 anos na Apae de Itabirito. Por ser uma pessoa comunicativa, ela foi convidada a participar da liturgia da Paróquia de São Sebastião, da Igreja São Judas Tadeu e da Pastoral do Batismo.

Autoria do vereador Paulo César Teixeira: Moção de Mérito Comunitário a Fabrício Paula Coutinho.

Fabrício  é uma jovem liderança em Itabirito, sendo pastor da Igreja Assembleia de Deus, Ministério Justinópolis, desenvolvendo trabalho de  acompanhamento de jovens. Em suas redes sociais, diariamente, ele leva palavras de ânimo e encorajamento a todos os seus seguidores.

Autoria do vereador Renê Américo da Silva: Moção de Mérito Comunitário ao Terço dos Homens Filhos de Maria.

Tulio Sergio Santos Silva, natural de Itaúna, veio para Itabirito para trabalhar na Fábrica Velha, e trouxe para Itabirito a ideia do Terço dos Homens Filhos de Maria, que teve início, na Paróquia de São Sebastião, com apenas 23 pessoas. Desde setembro de 2010, José Patrício e Célio assumiram a missão de levar adiante o movimento, que foi crescendo a cada ano em Itabirito, chegando à marca de mais de 1.200 homens inscritos, rezando o terço.

Autoria do vereador Wellington Danilo dos Santos: Moção de Mérito Comunitário a Diego Gonçalves Teixeira.

Diego possui sua própria empresa, localizada no bairro Vila Gonçalo. Ele trabalha com instalações e manutenções elétricas, segurança eletrônica, câmeras, alarme, cerca elétrica, interfone, portões eletrônicos, energia solar e manutenções em geral.

Servidoras homenageadas por tempo de serviço:

Janete de Marques Lima Vieira

Começou a trabalhar na Câmara em 1988, como escriturária datilógrafa. Exerceu também a função de auxiliar de gabinete e de secretária legislativa. Em 1994, foi aprovada no concurso público desta Casa para o cargo de secretária legislativa, atuando nesta função até 2018.

Nívia Aparecida Ferreira

Começou a trabalhar na Câmara em 1989, como recepcionista, passando pelos cargos de atendente, escriturária datilógrafa, auxiliar e secretária administrativa. Em 1994, foi aprovada em concurso público desta Casa para o cargo de secretária legislativa, atuando até este ano, quando se aposentou em abril.

Sandra Obadovski Freitas Sousa

Começou a trabalhar na Câmara em 1991, como escriturária datilógrafa, passando a atuar em 1992 como secretária. Em 1994, ela foi aprovada no concurso público desta Casa para o cargo de secretária. Durante sua trajetória na Câmara, ela também ocupou o cargo de assessora de compras e contratos e coordenadora do Controle Interno.