Câmara aprova lei que obriga Coca-Cola a disponibilizar 80% das futuras vagas para Itabirito

por Comunicação publicado 03/04/2018 16h35, última modificação 03/04/2018 16h45

Mesa Diretora da Câmara de Itabirito. Foto: ACCI

.

Foi aprovado em segunda votação por unanimidade, na reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Itabirito, desta segunda-feira (2), o Projeto de Lei 39/2017 que muda as regras para a contratação de empregados da Coca-Cola (empresa que fica no município). Com a aprovação do projeto, 80% das futuras contratações feitas pela empresa de bebidas devem ser destinadas obrigatoriamente para pessoas de Itabirito.

O projeto segue para a redação final e em sequência para a sanção do prefeito Alex Salvador (PSD).

O que muda

.

A atual municipal lei que norteia as contratações na Coca-Cola, de 2011, fala em disponibilizar as vagas da empresa preferencialmente para Itabirito, mas não estabelece uma porcentagem mínima.

O novo projeto, de autoria do vereador Max Fortes (PSB), acaba com esse problema e vai ao encontro à atual “Lei Empresa Ativa”, que regulariza em exatos 80% o percentual de contratações de pessoal em empresas que receberam cessão de terrenos (ou outros incentivos) da Prefeitura de Itabirito (caso da Coca-Cola).

.

Esta lei (Empresa Ativa) norteia as regras para a contratação de funcionários em firmas beneficiadas pelo Município.

Outras cidades

.

Segundo o vereador Max, a nova lei a ser aprovada não tem a intenção de criar transtornos para a Coca-Cola. Caso não haja em Itabirito o profissional procurado pela empresa, a fábrica de bebidas pode procurá-lo em outras cidades. “Entretanto, em parceria com a Prefeitura e a própria Coca-Cola, cursos para a capacitação do povo de Itabirito serão criados para suprir a falta itabiritense do profissional requisitado”, disse o vereador.

A previsão é que sejam criados algo em torno de mais 100 empregos na Coca-Cola nos próximos anos. No ano passado, dos 390 empregados da Coca-Cola, somente 90 eram de Itabirito. “A intenção da lei é mudar essa realidade. Isso é urgente principalmente para minimizar os impactos da crise econômica brasileira”, afirmou Max Fortes.