Câmara de Itabirito: após reunião ser encerrada antes da hora, manifestantes e presidente conversam

por Comunicação publicado 28/03/2023 16h50, última modificação 28/03/2023 17h09
Vereador Arnaldo ouviu os contrários ao PL 63.

Arnaldo conversa com manifestantes - Foto: Ascom

Na reunião de segunda-feira (27/3), manifestantes contrários ao Projeto de Lei (PL) 63 de 2023, que dispõe sobre a criação o “Dia do Orgulho Hétero”, conversam com o presidente Arnaldo dos Santos (MDB) após a reunião ter sido encerrada antes do previsto.

Durante a conversa com o presidente, os manifestantes opinaram, os ânimos se apaziguaram e, em vários pontos, Arnaldo, de maneira informal, chegou a concordar com as explanações colocadas.

Os manifestantes (por meio de uma representante) terão direito a colocar os argumentos deles na Tribuna da Câmara. E, por sua vez, o vereador autor deve ter respeitado o seu direito à fala durante a Palavra Livre.

POR QUE A REUNIÃO FOI ENCERRADA?

O motivo do encerramento foi porque os manifestantes interromperam sistematicamente o vereador Anderson Martins (autor do PL) durante a fala dele. Apesar de advertidos, os manifestantes continuaram as interrupções. Sendo assim, o presidente encerrou a sessão.

Manifestantes argumentam que Itabirito foi muito criticada por causa desse PL e que o “Dia do Orgulho Gay” tem relação direta, por exemplo, com a luta pela não violência contra a população LGBTQIA+.

Para eles, o Dia do Orgulho Hétero soa como um deboche. “Nenhum hétero foi perseguido ou morto por ser hétero”, gritou um dos manifetantes antes de a reunião ser interrompida.

O PL foi aprovado em primeira votação e segue para a segunda podendo ser aprovado ou rejeitado.