Câmara: Apae apresenta alunos do Atelier em teatro contra o trabalho infantil

por Comunicação publicado 29/06/2022 13h40, última modificação 29/06/2022 13h38
Alunos do Atelier deixam claro que exploração do trabalho infantil não é a criança ou o adolescente ajudar em casa, mas sim desenvolver atividades que atrapalhem, por exemplo, o desempenho escolar.
Câmara: Apae apresenta alunos do Atelier em teatro contra o trabalho infantil

Espetáculo apresentado na Câmara. Foto - Ascom

A Apae de Itabirito (MG) promoveu neste mês várias ações voltadas à erradicação do trabalho infantil. Isso porque no dia 12 de junho comemora-se o Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil. “As ações (do dia a dia) devem ser contínuas e permanentes (durante todo ano)”, disse Danielle Alvarez de Almeida, coordenadora técnica do “Projeto de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente – Responsabilidade Compartilhada”.

A fala da coordenadora (que representava a Apae) foi durante reunião ordinária de Câmara, desta segunda-feira (28/6), quando ela anunciou uma apresentação teatral que abordou o tema.

No espetáculo, Ramon Oliveira, Rosa Castro, Isabel Campideli e Rafael da Silva, alunos do Atelier de Artes Integradas, deixam claro que exploração do trabalho infantil não é a criança ou o adolescente ajudar em casa ou ter qualquer obrigação para além da escola, mas sim desenvolver atividades que atrapalhem, por exemplo, o desempenho escolar.

Sobre o 12 de junho

O Dia Mundial contra o Trabalho Infantil foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2002.

“O objetivo é sensibilizar e motivar uma reflexão da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar, vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento”, informou a OIT.

Para o presidente da Câmara, Arnaldo dos Santos (MDB), a explanação foi oportunidade de pensar a respeito do assunto. “Essa campanha não impede que os mais jovens tenham deveres, mas que eles não sejam explorados. Lembrando que a escola deve ser prioridade”, acredita o presidente.

EM TEMPO: a idade mínima para o trabalho no país é 16 anos, com exceção para a aprendizagem, que é permitida a partir dos 14 anos.