CAC retoma atividades a partir de setembro

por Comunicação publicado 11/08/2022 16h25, última modificação 11/08/2022 16h25
Centro está passando por últimos ajustes para a reinauguração.
CAC retoma atividades a partir de setembro

Novos equipamentos para confecção de RGs. Foto - Ascom

O Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) está quase pronto e será reaberto à população no dia 1º de setembro. O novo espaço está localizado no bairro Santa Efigênia e visa trazer mais conforto e acessibilidade à população. Além da confecção da carteira de identidade, o centro continuará com os serviços de internet popular, confecção de currículos, impressão de boletos, entre outros.

O CAC está fechado desde que foi atingido pelas fortes chuvas no início do ano. Todos os equipamentos foram perdidos e o local ficou impróprio para o uso. Desde então, a Câmara Municipal de Itabirito, responsável pela gestão do CAC, vem trabalhando para adquirir novos materiais, como computadores, impressoras e todo mobiliário para receber a população.

Nova identidade

Recentemente, o CAC recebeu, da Polícia Civil de Minas Gerais, equipamentos para a confecção da nova identidade. Conforme critérios estabelecidos pelo Decreto Federal nº 10.977/02, o novo modelo terá a foto impressa diretamente na cédula e terá prazo de validade.

Os servidores da Câmara precisaram se capacitar na própria Polícia Civil e, após a entrega do certificado de aprovação no curso, o CAC começou a emitir as novas identidades. Em respeito à população, todas as pessoas que aguardavam na fila foram convocadas para a confecção do documento.

Atualmente, nossos servidores estão realizando uma força-tarefa e esperam zerar a fila para emissão da carteira de identidade até o fim do mês de agosto. Desta forma, novas vagas serão abertas a partir de 1º de setembro. Os interessados podem se inscrever pessoalmente na nova sede do CAC (José Benedito, 189, 3º andar, bairro Santa Efigênia) ou pelos telefones 3561-1866 e 3979-3410.

Caso haja urgência na confecção do documento, o cidadão pode se dirigir ao CAC para que a situação seja analisada. “Desde o início do ano, demos prioridade ao retorno do CAC. Infelizmente, encontramos algumas dificuldades para abrir as portas do Centro. Mas, agora, ele retorna ainda melhor: com mais acessibilidade, equipamentos novos e com mais servidores realizando a confecção da carteira de identidade. Daqui pra frente vai ser muito mais rápido e fácil ter o RG nas mãos”, afirma o presidente da Câmara de Itabirito, Arnaldo dos Santos.