CAC reformulado em Itabirito: 225 RGs em fevereiro e perspectiva de 300 para março

por Comunicação publicado 07/03/2023 16h55, última modificação 07/03/2023 17h57
Leia resumo das mudanças feitas no repartição.

Servidora Sônia atende o cidadão João - Foto: Ascom

O Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) de Itabirito está sendo reformulado e funcionando agora no bairro Santa Efigênia, mais exatamente atrás do Farid Home Center. Em fevereiro, já na nova casa, foram confeccionados 225 RGs. “A perspectiva para este mês de março são 300 identidades”, informou a chefe do CAC, Daianna Bruna Senem Ferreira Lima.

O QUE MUDOU?

“O CAC pertence à Câmara de Itabirito. Contudo, o serviço de confecção de identidade é fruto de um convênio com a Polícia Civil. Há regras, e elas são rígidas (...). No passado, houve dificuldades de diversas ordens para substituir os antigos servidores que tiveram de voltar para a Delegacia. Houve também a enchente, que devastou nosso maquinário e tivemos de interromper os serviços. Fomos duramente criticados, com toda razão, pela população. O serviço de confecção, que começou bem, teve um declínio. Declínio esse que precisava ser sanado. E é isso que estamos fazendo! A nossa meta é melhorar muito mais em um futuro próximo”, disse o presidente da Câmara Arnaldo dos Santos (MDB), que ressaltou que a parceria com atual delegado de Itabirito, Dr. Marcelo Teotônio Castro, tem sido importantíssima para o sucesso dessa reformulação.

MELHORIAS

As melhorias citadas pelo presidente têm a ver com a aquisição, com recursos da Câmara, de mais dois kits para confecção de RGs. Hoje há somente um kit em operação.

Cada kit conta com um computador, uma máquina fotográfica, biombo usado como fundo da foto, leitor biométrico etc.

Para que a nova aparelhagem comece a funcionar, falta a licença concedida por uma empresa que trabalha para o Governo do Estado.

HORÁRIO

Mesmo antes de a nova aparelhagem ser colocada para funcionar, o serviço do CAC ganhou agilidade nos últimos tempos.

Um dos motivos é a mudança do horário de funcionamento. Antes era das 12h às 18h. Hoje o CAC abre às 7h (da manhã).

“Ainda sobre as melhorias que estão por vir, um terceiro servidor está em treinamento para ser identificador. Hoje são dois”, disse Tony José Costa Chaves, servidor da Câmara que assumiu a função de identificador recentemente. Para isso, ele teve de ser aprovado em treinamento da Polícia Civil (como todos os identificadores do CAC de Itabirito).

FILA DE ESPERA

Os problemas citados pelo presidente Arnaldo fizeram as filas para a confecção de RGs no CAC ficarem imensas.

Para se ter uma ideia, o tempo de espera já foi mais de seis meses.

Atualmente, os RGs estão sendo agendados para julho (cerca de quatro meses de espera). Todavia, a intenção da atual gestão da Câmara é zerar essas filas o mais o rápido possível.

“Há vários casos, inclusive, de pessoas que tiveram seus pedidos de RGs antecipados. Isso porque estamos funcionando também na parte da manhã”, disse a servidora Sônia Aparecida de Passos Ramos, a outra identificadora.

Um dos casos que Sônia se refere é de João Paulo Gomes Medeiros (41), morador da Vila Gonçalo.

João estava agendado para setembro, mas seu atendimento foi antecipado segunda-feira (6 de março). “Eu gostei. Foi rápido. Muito bom o atendimento a partir da recepção”, disse ele, que teve de tirar a segunda via de seu RG para começar a trabalhar em uma nova empresa.

CASOS EMERGENCIAIS - COM ESPERA MENOR

Há casos emergenciais em que a pessoa espera, normalmente, sete dias úteis.

Esses casos são: fins trabalhistas, para tirar carteira de motorista, viagem, procedimento cirúrgicos etc.

Mas atenção, para esses casos é preciso apresentar a comprovação.

Ligue (31) 3561-3435 ou (31) 3561-1866 e saiba mais a respeito dos “casos emergenciais” e qualquer outro assunto referente ao CAC.

Leia resumo das mudanças no CAC: