Balanço: Câmara de Itabirito apresenta números de 2022

por Comunicação publicado 21/12/2022 18h10, última modificação 21/12/2022 18h17
Entre PLs, indicações, requerimentos etc., a Casa Legislativa de Itabirito discutiu 2.379 proposições neste ano.
Balanço: Câmara de Itabirito apresenta números de 2022

Vereadores em reunião da Câmara de Itabirito. Foto - Ascom

A Câmara Municipal de Itabirito alcançou números consideráveis em 2022. Ao todo, foram exatas 2.379 proposições discutidas em 37 reuniões ordinárias e 29 extraordinárias.

Foram 1.535 indicações - quando o vereador pede à Prefeitura a execução de alguma obra ou serviço, como tapar buraco, fazer capina etc.

544 requerimentos - quando o vereador solicita ao Poder Executivo, por exemplo, a prestação de conta, como o valor investido em uma festa pública.

212 Projetos de Lei (PLs) – quando há criação ou modificação de Lei. Os PLs podem ser propostos pelo Poder Executivo ou pelos próprios vereadores.

12 vetos – quando o parlamentar municipal discute uma “não autorização” (vinda do Poder Executivo) a algum PL (em sua totalidade ou em parte).

44 emendas – quando o vereador propõe alteração em algum PL, possibilitando assim a participação coletiva na elaboração da norma.

19 resoluções – trata-se de matérias de competência privativa da Câmara e as de caráter político, processual, legislativo ou administrativo.

13 moções – que são proposições por meio da qual o vereador manifesta apoio, pesar ou protesto em relação a acontecimento ou ato de relevância pública ou social.

Presidente

Para o presidente Arnaldo dos Santos (MDB), o ano foi bastante produtivo e o mérito não é só da Mesa Diretora da Câmara (sob sua liderança), mas de todos os vereadores e servidores da Casa Legislativa.

“Sabemos da responsabilidade e da importância da Câmara no dia a dia da cidade. Contudo, o trabalho do parlamentar municipal vai além dos excelentes números de 2022. Não consta nesses números, por exemplo, o corpo a corpo diário com os cidadãos, reuniões com o prefeito, secretários, empresários, associações, entidades etc. Situações que têm como objetivo atender às expectativas populares”, disse Arnaldo, que foi escolhido para estar à frente da Casa Legislativa itabiritense também em 2023.