Apae de Itabirito ocupa a Tribuna da Câmara e fala sobre o Centro de Reabilitação

por Comunicação publicado 26/04/2023 17h10, última modificação 26/04/2023 17h09
Mas afinal, o que o cidadão deve fazer para ser atendido pelo CER?

Diretoras da Apae e do CER na Câmara - Foto: Ascom

A diretora da Apae, Waldyra Salvador, e a terapeuta ocupacional, Débora Gontijo Labory, diretora do Centro Especializado em Reabilitação (CER), ocuparam a Tribuna da Câmara de Itabirito nesta segunda-feira (24/4).

O CER é gerido pela Apae. Na Câmara, o objetivo das diretoras foi apresentar os trabalhos desenvolvidos pelo Centro.

Waldyra agradeceu o bom relacionamento da Câmara com a Apae, bem como a destinação de emendas impositivas (dadas por meio dos vereadores) à instituição. Segundo ela, os parlamentares de Itabirito, antes de criticar os trabalhos desenvolvidos pela Apae, sempre perguntam para obter a informação correta.

CER

A terapeuta ocupacional disse que o CER presta serviço para Itabirito, Ouro Preto e Mariana.

Ela explicou que o objetivo é atender as pessoas com deficiência intelectual, autismo, deficiência física e estomizados. E que o Estado, por meio de Junta Reguladora, é que aceita ou não os pedidos de tratamento no Centro. “O paciente é da rede e o CER é um dos componentes dessa rede”, disse.

Débora esclareceu como alguém pode ser atendido pelo CER, bem como pode conseguir uma cadeira de rodas, bengala, andador ou prótese. Segundo ela, é por meio de encaminhamento médico da Unidade Básica de Saúde (UBS), Hospital São Vicente de Paulo, Centro de Especialidades Médicas, Caps, Secretarias de Saúde de Mariana ou de Ouro Preto etc.

Ela disse que a maior parte das vagas pertence a Ouro Preto e Mariana (por causa da quantidade de habitantes), mas como há dificuldade de transporte, os pacientes de Itabirito estão, atualmente, em maior número.

Foram 24.305 atendimentos no CER somente em 2022. A diretora afirmou que há projeto para ampliação do atendimento. "Atualmente, estamos fazendo o melhor que podemos e estamos atendendo para além de nossa meta”, disse.