Clumi apresenta atividades da Semana do Idoso na Câmara de Itabirito

por Comunicação publicado 21/09/2023 15h09, última modificação 21/09/2023 15h09
Representante da entidade também falou sobre os direitos do idoso na cidade.
Clumi apresenta atividades da Semana do Idoso na Câmara de Itabirito

Orlando Campos ocupou a Tribuna da Câmara. Foto: Comunicação

Orlando Campos, representante do Clumi - Clube da Melhor Idade de Itabirito, ocupou a Tribuna Livre da Câmara na reunião de segunda-feira, 18 de setembro. Ele falou sobre a lei nº 2.188, de 2001, que  institui o Dia e a Semana Municipal do Idoso. A entidade está preparando diversas atividades especiais, que serão realizadas na próxima semana.

No dia 26, será realizada uma caminhada, com ginástica e ioga, e uma confraternização no Parque Ecológico; no dia 27, haverá uma missa na sede do Clumi; no dia 28, um almoço festivo; no dia 29, um passeio em Lavras Novas; e para encerrar a semana está marcado um grande baile no dia 30.

Orlando também reforçou as atividades realizadas constantemente pelo Clumi. “Temos ginástica, ioga, oficina de artesanato, oficina de trabalhos manuais, coral, oficina de dança sênior, de culinária, psicoterapia, entre outros”, comentou.

Sobre a lei 2.246/ 2002, Orlando reforçou que a legislação assegura, aos maiores de 60 anos, o direito à prioridade de atendimento nos hospitais, policlínicas e postos de saúde sediados no município. “Isso não está sendo cumprido. Eu peço que os vereadores possam dar uma olhada nesse assunto”, comentou.

Orlando também falou sobre o transporte gratuito nos ônibus para as pessoas acima de 60 anos. “Isso acabou, não tem mais". Por fim , ele falou sobre a história do Clumi, que existe há 22 anos. “Foi uma luta muito grande para construir a nossa sede. Apesar de todas as dificuldades financeiras, continuamos trabalhando com poucos recursos”, afirmou.