Cinco vereadores de Itabirito trocam de partido

por Comunicação publicado 08/04/2024 17h49, última modificação 08/04/2024 17h49
Mudança é permitida pelo TSE em anos eleitorais. Confira a nova composição da Câmara Municipal.
Cinco vereadores de Itabirito trocam de partido

Cinco dos 13 vereadores da atual legislatura optaram por buscar novas legendas. Foto: Divulgação.

Durante um período de 30 dias, os vereadores tiveram a oportunidade de trocar de partido sem o risco de perderem seus mandatos. Conhecida como janela partidária, essa possibilidade está prevista na legislação eleitoral e permite que os parlamentares façam mudanças conforme seus projetos políticos, sem perderem suas vagas na Câmara Municipal. A Resolução n° 23.738/2024 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que definiu o calendário eleitoral para as Eleições Municipais de 2024, estabeleceu o período para essa movimentação política, que foi de 7 de março até a última sexta-feira, 5 de abril.

Em Itabirito, cinco dos 13 vereadores da atual legislatura optaram por buscar novas legendas. São eles:

Anderson do Sou Notícia saiu do MDB e se filiou ao PL;

Fabinho Fonseca saiu do Avante e se filiou ao PSD;

Igor Junior saiu do PTB e se filiou ao Solidariedade;

Max Fortes saiu do União Brasil e se filiou ao PSD;

Paulinho saiu do Republicanos e se filiou ao PRD.

Os demais vereadores permaneceram em seus respectivos partidos:

Arnaldo dos Santos - MDB;

Daniel Sudano - Cidadania;

Danilo Grilo - Cidadania;

Dr. Edson - Republicanos;

Léo do Social - PSDB;

Lucas do Zé Maria - MDB;

Márcio Oliveira Juninho - Cidadania;

Renê Butekus - PSD.

Conforme informações do TSE, a janela partidária é considerada uma justa causa para a desfiliação de uma legenda política. Ela só é aberta em anos eleitorais e é voltada aos que detêm mandatos obtidos em disputas proporcionais.