Câmara presta homenagem às garis de Itabirito
por Comunicação
—
publicado
19/05/2025 14h02,
última modificação
19/05/2025 14h02
Evento foi realizado no Plenário da Casa Legislativa.
As profissionais foram escolhidas pelo setor de Limpeza Urbana da Prefeitura. Foto: Câmara de Itabirito.
Na última sexta-feira (16/05), Dia Nacional do Gari, a Câmara Municipal de Itabirito prestou homenagem a cinco profissionais da limpeza urbana com a entrega da Moção de Bons Serviços. A solenidade, aberta ao público, foi realizada no Plenário da Casa Legislativa e contou com a presença do prefeito Dr. Elio de Mata, do vice-prefeito Raphael Rondow, vereadores, secretários municipais e público em geral.
A homenagem está prevista na Lei Municipal nº 3.181/2016, que reconhece a importância do trabalho dos garis na manutenção da limpeza e bem-estar da cidade.
Durante o evento, o vice-prefeito destacou que a homenagem não pode ser apenas simbólica, mas um chamado à responsabilidade pública por melhores condições de trabalho. Já o prefeito ressaltou a interdependência entre os diversos setores da administração e elogiou a dedicação dos garis, reforçando que "sem o trabalho de vocês, o caos estaria instalado".
Os representantes da Mesa Diretora da Câmara também deixaram suas mensagens. O presidente Márcio Juninho (Cidadania) enfatizou o impacto positivo do trabalho dos garis na vida urbana e ressaltou a percepção pública sobre a limpeza da cidade. “Fica aqui o meu agradecimento pelo carinho que vocês têm pela nossa cidade, pelo zelo, por deixarem cada cantinho do município bem limpinho. É bom para quem chegar na cidade reconhecer que ela está limpa e linda”, disse.
O vice-presidente Fabinho Fonseca (PSD) e o secretário Manoel da Autoescola (PT) destacaram a relevância do trabalho dos garis para a saúde pública e o bom funcionamento da cidade.
As profissionais, homenageadas este ano, foram escolhidas pelo setor de Limpeza Urbana da Prefeitura. Conheça um pouco de cada uma delas:
Isabel Cristina de Oliveira (representada por Maria José Azevedo)
Isabel nasceu em Belo Horizonte e é mãe de cinco filhos: Jefferson, Luiz Claudio, Pâmela, Paloma e Paola. Gari desde 2007, ela tem muito orgulho do seu trabalho e se sente muito importante pelo serviço que presta a Itabirito. Isabel não pode comparecer à sessão solene e será representada pela Coordenadora de Limpeza Urbana, Flávia Baêta.
Liliane Leopoldina da Silva (representada por Flávia Baêta)
Nascida em Ribeirão das Neves, Liliane é mãe de quatro filhas: Milka, Rayssa, Alexia e Sophie. Gari desde de 2016, ela adora sua profissão. Liliane considera varrer as ruas de Itabirito uma terapia. Liliane não pode comparecer à sessão solene e será representada por Maria José Azevedo.
Marta Maria de Oliveira
Marta nasceu em Nova Lima e há 20 anos mora em Itabirito. Casada com Luciano José Vieira Basílio e madrasta da Lorraine, ela é gari há 13 anos. Marta adora fazer amizades e conversar com a população pelas ruas de Itabirito.
Nilda Caetano (representada por Luana Acácio)
Nascida em Ponte Nova (MG), Nilda tem uma filha, chamada Jaíne. Ela veio para Itabirito em 2013, quando se tornou gari municipal. O que ela mais gosta na profissão é de conhecer pessoas diferentes todos os dias.
Rosimary Ribeiro de Souza
Nascida em Belo Horizonte, Rosimary mora há 24 anos em Itabirito e é mãe de 6 filhos: Reginaldo, Thayna, Priscila, Amanda, Cristiane e Dalila Ela trabalha como gari há 18 anos e tem muito orgulho da sua profissão.