Câmara entrega diploma ‘Mulher Nota Mil’ em Itabirito

por Comunicação publicado 26/03/2024 14h56, última modificação 26/03/2024 14h56
Solenidade foi realizada nesta segunda-feira (25). Treze mulheres foram agraciadas.
Câmara entrega diploma ‘Mulher Nota Mil’ em Itabirito

Trezes mulheres, indicadas pelos vereadores, receberam o diploma. Foto: Ascom/Câmara de Itabirito.

A Câmara Municipal de Itabirito entregou, nesta segunda-feira (25/03), a Moção “Mulheres Nota Mil”. A honraria visa homenagear, anualmente no mês de março, as mulheres que se destacaram em suas áreas de atuação e contribuíram para o desenvolvimento da sociedade Itabiritense. 


Trezes mulheres, indicadas pelos vereadores, receberam o diploma. São elegíveis, para receber essa moção, mulheres que tenham se destacado nas seguintes áreas: ciência, tecnologia, empreendedorismo, política, arte, cultura, meio ambiente, esportes, entre outras.


A solenidade foi realizada de acordo com a Lei Municipal 3.864, que incluiu a solenidade no Calendário Oficial da Cidade. Confira a lista das agraciadas deste ano. 


O presidente da Câmara, vereador Anderson do Sou Notícia (MDB) entregou o diploma à Rosana Torres Lima de Paula. Filha de Romeu Maurício de Lima e Margarida Torres de Lima, ela é casada com José Bernardo de Paula, hoje Secretário de Administração do Município de Itabirito, e mãe de dois filhos: Mariane e Gabriel. Católica, devota de Nossa Senhora das Graças,  Rosana é formada em Técnica em Contabilidade pelo antigo Colégio GGG (Ginásio Guilherme Gonçalves). 


Ela começou a trabalhar muito cedo, aos 12 anos de idade, em casa de família para ajudar seus pais. Aos 14 anos, registrou seu primeiro contrato de trabalho e de lá pra cá sempre trabalhou fichada. Trabalhou no grupo Farid, na Companhia Itabira do Campo (Fábrica Velha) e está há 19 anos na Fábrica Itatextil, exercendo a função de Encarregada Depto Pessoal e Fiscal. Mesmo aposentada, ela continua trabalhando por gostar do que faz. 


Rosana é uma mulher alegre, carinhosa, prestativa e preocupada com o bem estar da família e dos amigos.


O vereador Arnaldo Pereira dos Santos (MDB) entregou o diploma à Claudia Marques de Macedo. Nascida em Itabirito, ela é filha de Heloisa Marques da Silva e de Pedro Batista de Macedo. Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto e Bacharel em Direito pela Faculdade Promove, ela se especializou em Direito Público e Orçamento e em Direito Eleitoral.


Iniciou sua vida profissional como balconista na Loja Farid, em 1993. Aprovada no concurso público da Prefeitura, tomou posse em 1996 e ocupa até hoje o cargo de  Assistente Administrativo. Foi requisitada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais de 1997 a 2008,  onde exerceu por anos a função de Chefe do Cartório Eleitoral. De 2009 a 2012, ocupou o cargo de Controladora Geral  do Município. 


Desde 2012 é advogada e proprietária do escritório Claudia Marques de Macedo, especializado em Direito Eleitoral. Também foi uma das fundadoras da Associação da Jovem Advocacia de Minas Gerais. Participou da Câmara Júnior de Itabirito e integrou a primeira equipe de bombeiros civis voluntários da cidade.


O vereador Daniel Sudano (Cidadania) entregou o diploma à Jennifer Thais Santos Fernandes. Filha de Erotídila Santos Fernandes, mais conhecida como Tidinha da ASCITO,ela nasceu em Belo Horizonte, na comunidade chamada Aglomerado da Serra. Desde os 5 anos de idade, ela ia com a família para o lixão de Ribeirão das Neves catar materiais recicláveis e também em busca de comida. 


Aos 13 anos, ela veio para Itabirito com sua família. Aos 16 anos, começou a trabalhar na ASCITO onde está até hoje. Jennifer sentia que precisava fazer mais, não só para o grupo da ASCITO, mas também para a cidade. Foi então que começou a se capacitar junto ao Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis. Hoje ela é catadora, Mobilizadora, Representante Nacional da Juventude Catadora de Materiais Recicláveis e Secretária da Ascito. Também faz parte da Comissão Nacional dos Catadores e é reconhecida internacionalmente pelo meu trabalho.


Como bolsista da PUC Minas, onde cursa Administração, ela busca fortalecer ainda mais os catadores e a Política Nacional de Resíduos Sólidos, trazendo o senso técnico de justiça Social e Ambiental a todos nós.


O vereador Dr. Edson (Republicanos) entregou o diploma à Dirce Soares de Oliveira Silva. Filha de Ruth Fernandes de Oliveira e Bertie Soares de Oliveira, ela se mudou para Itabirito há 59 anos. Casada com Cid Alves da Silva, é mãe de 5 filhos e avó de oito netos.


Dirce foi pioneira na comercialização de churrasquinhos na cidade de Itabirito. O famoso  “Churrasquinho da Dirce" está presente na nossa cidade há mais de 50 anos. Por muitos tempo, foi vendido em um Jipe e depois em uma Variant. O carro circulava pela cidade e a churrasqueira era montada em diferentes pontos das ruas de Itabirito.  


O trabalho realizado por Dirce foi inspiração para outros churrasquinhos que existem hoje em Itabirito. Sua vida é reflexo da sua dedicação, de fazer o bem e ajudar quem precisa, sem nunca esperar nada em troca. 


O vereador Fabinho (Avante) entregou o diploma à Rosana Aparecida dos Santos. Natural de Itabirito, ela é filha de Sebastião Félix dos Santos e Maria da

Conceição Silva e Santos. Moradora do bairro São José, ela possui formação em Magistério, graduação superior em Matemática e é especialista em psicopedagogia.


Essa combinação de conhecimentos e profissionalismo permitiu que Rosana fizesse história na Escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira, onde trabalha como professora há mais de 24 anos. Ocupou cargos de diretora e também de vice-diretora escolar, mostrando sua competência e compromisso com a educação de qualidade.


Além de sua dedicação à carreira profissional, Rosana também se dedica ao trabalho social e empenha seu tempo em servir a comunidade de maneira totalmente voluntária. Por muitos anos, ela foi Vicentina. E, como catequista, ela compartilha sua fé e valores religiosos, deixando uma marca positiva nas vidas das pessoas ao seu redor.


O vereador Igor Junior (PTB) entregou o diploma à Rosângela Maria Serra. Natural de Itabirito, ela cursou a segunda fase e o Ensino Médio no Educandário São Geraldo onde se formou em Magistério. Deu continuidade a seus estudos em outras cidades de Minas, se graduando em Pedagogia, Magistério 2, Orientação Supervisão escolar. 


Rosângela atuou na rede estadual como educadora por 32 anos. Pós-graduada pelo estado de São Paulo em Processo Ensino Aprendizagem, ela foi a primeira diretora da Escola Estadual Dr. Raul Soares pelo processo seletivo e pela eleição da comunidade por três mandatos consecutivos, trabalhando com dedicação exclusiva.


A alfabetização foi seu carro chefe ao iniciar e ao terminar sua carreira: idealizou, desenvolveu e aplicou um método de alfabetização com seus alunos. Seu trabalho  foi reconhecido pela Secretaria de Estado da Educação e aprovado pelo MEC. O método é conhecido e aplicado em outras cidades do Brasil e até mesmo em outros países, como Itália e Nova Zelândia.


O vereador Léo do Social (PSDB) entregou o diploma à Tânia Aparecida Arcanjo.

Mulher negra, viúva, mãe de 3 filhos, ela é Técnica em Enfermagem, graduada em Serviço Social e pós-graduada em Políticas Públicas. Foi Conselheira Tutelar por três mandatos, coordenadora do grupo de famílias codependentes na Associação Itabiritense do Amor Exigente.


Também atua como vice-presidente do COMAD (Conselho Municipal de Política Sobre Drogas), vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Itabirito e coordenadora voluntária do programa Caminhos dos Cuidados em busca da sobriedade, desenvolvido na APAC. Atualmente é  Assistente Social do projeto 3 Marias do Grupo FANPAZ.



O vereador Lucas do Zé Maria (MDB) entregou o diploma à Lauane Jéssica Leite Braga. Filha de Celso Marinho Braga e Nilcéa Aparecida Leite Braga, ela iniciou sua trajetória na área da saúde em 2006, como agente comunitário de saúde, quando iniciou o Programa Saúde da Família em Itabirito.


Após dois anos como agente de saúde, atuou como recepcionista e técnica em

Enfermagem na Vila Gonçalo. Prestou serviços ao Hospital na Residência e Pedilar a pacientes com cuidados intensivos em ventilação mecânica e ostomias. 


Em 2010, assumiu o cuidado assistencial como enfermeira no PSF nas unidades básicas de saúde. De 2011 até 2020, executou atividades de enfermeira e referência técnica nas unidades Nossa Senhora de Fátima e UBS Central. Em 2021-2022, atuou nas ações de enfrentamento ao covid e proteção com as imunizações (coordenação e frente de serviço na vacinação). Atualmente,  trabalha na coordenação técnica das unidades na Secretaria Municipal de Saúde.


O vereador Márcio Juninho (Cidadania) entregou o diploma à Elisa Maria Ribeiro Peixoto. Natural de Itabirito, Dona Elisa das “Lojas Elisa”, como é conhecida, é filha de Oscar Ribeiro e Ester Lima Ribeiro. O pai era sapateiro, fundador da Fábrica Calçados Fortes. Dona Elisa já cresceu com o espírito de empreendedorismo e, juntamente com seu marido, fundaram a 1ª Loja Elisa, no ano de 1976, iniciando assim, o tradicional grupo de “Lojas Elisa” em nossa cidade.


Casada com Antônio Amorim Peixoto (in memoriam), a homenageada teve cinco filhos, 12 netos e 4 bisnetos. Dona Elisa se formou em Estudos Sociais na PUC-MG e atuou como professora da 1ª a 8ª série, nas Escolas Intendente Câmara e Professor Tibúrcio, onde lecionou até se aposentar. Ela sempre exerceu sua profissão com muito amor, zelo e dedicação.


Ela e seu marido atuavam na parte religiosa da Igreja da Nossa Senhora da Boa Viagem, coordenando a Pastoral Familiar, a Pastoral da Saúde, além de outras obras sociais da Igreja. Também, em conjunto, foram Diretores do União Esporte Clube, zelando sempre em deixarem um bom legado e bons costumes à toda sua família.


O vereador Max Fortes (União) entregou o diploma à Tânia Cristina Dias Mendanha. Casada e mãe de dois filhos, ela é graduada em Psicologia Clínica e Organizacional pelo Instituto Cultural Newton Paiva, exercendo a profissão há 31 anos. Especializou-se na área clínica organizacional e marketing pela FGV e atualmente trabalha com consultoria para empresas e atendimento clínico em consultório próprio. 


É fundadora da Educar – Treinamento e Desenvolvimento, e fundadora e ex-presidente do  Instituto Casulo - Grupo de apoio à adoção de crianças e adolescentes desde 2014. Trabalhou durante três anos em hospital psiquiátrico. Coordenou e implantou o departamento de Recursos Humanos em várias empresas, entre elas a Prefeitura Municipal de Itabirito. 


Também é escritora e publicou seu primeiro livro em 2006. Lançou seu primeiro

e-book, em 2020, para o público infanto-juvenil e no ano seguinte publicou o livro para crianças “O Sapo Iluminado”, que foi aclamado pela Revista Crescer como um dos melhores livros para crianças em 2021. 


O vereador Paulinho (Republicanos) entregou o diploma à Sabrina Silveira Souza. Natural de Ipatinga, ela reside em Itabirito há 15 anos. É casada com Arlley Abelha Braga e mãe de Heloísa Abelha Sousa, de 1 ano de idade. Sabrina é empresária, proprietária das empresas:

Microlins – escola de cursos profissionalizantes

Uniasselvi - faculdade EAD de graduação e pós graduação

E Si Empregos – Agência de empregos e mentoria.


Ela já ministrou mais de 3 mil palestras gratuitas na cidade, orientando e desenvolvendo pessoas. Encaminhou ao mercado de trabalho mais de 5 mil pessoas, proporcionando mais qualidade de vida, por meio da educação. 


Ela também participa de vários projetos sociais. Já foi secretária e vice -presidente do Rotary Club de Itabirito e participou do conselho diretor do Projeto Companheiros da Alegria. Sabrina está sempre ligada ao desenvolvimento econômico e ações sociais da nossa cidade.


O vereador Renê Américo da Silva (PSD) entregou o diploma à Suellen Rodrigues Braga. Filha de Agostinho Rodrigues Braga e Delma Maria Braga, ela sempre se destacou pelo espírito de liderança, comprometimento e trabalho. Começou sua carreira como professora de Informática, onde atuou por 5 anos. Em 2012, formou-se em administração e, como gostava de empreender, abriu um comércio que administrou por 10 anos. Casou-se com Felipe Passos Niquini e dessa união chegou o Vitor, seu único filho.


O vereador Danilo Grilo (Cidadania) entregou o diploma à Janaína de Fátima Rodrigues Braga. Natural de Itabirito, ela reside no Córrego do Bação há 27 anos. Filha de Olávio Rodrigues dos Reis e Juraci Rodrigues dos Reis, é casada com Marcelo Inácio e mãe de 3 filhos.


Exerceu a função de catequista no Córrego do Bação durante 5 anos e há 17 faz trabalhos sociais por meio da Pastoral da Criança, juntamente com sua mãe. Iniciou como apoio, foi promovida a coordenadora e atualmente exerce função de líder, assistindo mais de 13 famílias carentes, gestantes, crianças e adolescentes na comunidade do Córrego do Bação.