Câmara de Itabirito vai homenagear mulheres que se destacam em diversas áreas

por Comunicação publicado 08/03/2024 10h09, última modificação 08/03/2024 10h09
Diploma Mulher Nota Mil será entregue a 13 cidadãs que inspiram e fazem a diferença na cidade.
Câmara de Itabirito vai homenagear mulheres que se destacam em diversas áreas

Esta será a primeira vez que essa solenidade acontecerá em Itabirito. Foto: Divulgação.

Nesta sexta-feira (08/03), o mundo celebra o Dia Internacional da Mulher: data importante para relembrar as conquistas femininas ao longo da história e destacar a luta contínua por igualdade de gênero. Em Itabirito, a Câmara Municipal prepara uma homenagem especial para reconhecer mulheres que se destacaram em diversas áreas e contribuíram para o desenvolvimento da sociedade local.

No próximo dia 25 de março, às 19 horas, será realizada uma Sessão Solene na Câmara de Itabirito para conceder a Moção de Mulher Nota Mil a figuras femininas notáveis. Esta será a primeira vez que essa solenidade acontecerá em Itabirito, fruto da sanção da Lei Municipal n° 3.864/2023, que instituiu a homenagem.

Mulheres que se destacaram em áreas como ciência, tecnologia, empreendedorismo, política, arte, cultura, meio ambiente e esportes serão agraciadas com a Moção. Os vereadores de Itabirito, reconhecendo a importância dessa iniciativa, propuseram homenagear as seguintes mulheres:

• Rosana Torres Lima de Paula, Moção 01/2024, de autoria do vereador Pastor Anderson do Sou Notícia.
  • Claudia Marques de Macedo, Moção 02/2024, de autoria do vereador Arnaldo dos Santos (MDB).
  • Jennifer Thais Santos Fernandes, Moção 03/2024, de autoria do vereador Daniel Sudano (Cidadania).
  • Dirce Soares de Oliveira Silva, Moção 04/2024, de autoria do vereador Dr. Edson (Republicanos).
  • Rosana Aparecida dos Santos, Moção 05/2024, de autoria do vereador Fabinho Fonseca (Avante).
  • Rosângela Maria Serra, Moção 06/2024, de autoria do vereador Igor Junior (PTB).
  • Tânia Aparecida Arcanjo, Moção 07/2024, de autoria do vereador Léo do Social (PSDB).
  • Lauane Jéssica Leite Braga, Moção 08/2024, de autoria do vereador Lucas do Zé Maria (MDB).
  • Elisa Maria Ribeiro Peixoto, Moção 09/2024, de autoria do vereador Márcio Juninho (Cidadania).
  • Tânia Cristina Dias Mendanha, Moção 10/2024, de autoria do vereador Max Fortes (UNIÃO).
  • Sabrina Silveira Souza, Moção 11/2024, de autoria do vereador Paulinho (Republicanos).
  • Suellen Rodrigues Braga, Moção 12/2024, de autoria do vereador Renê Butekus (PSD).
  • Janaína de Fátima Rodrigues Braga, Moção 13/2024, de autoria do vereador Danilo Grilo (Cidadania).

Os nomes das homenageadas serão votados pelos vereadores na próxima reunião ordinária, a ser realizada na segunda-feira (11/03). O presidente da Câmara, vereador Pastor Anderson do Sou Notícia (MDB), enfatizou a importância dessa iniciativa para reconhecer e valorizar o papel das mulheres em todas as esferas da sociedade. "Apesar dos avanços na luta por direitos e igualdade de gênero, as mulheres ainda enfrentam muitas barreiras em diversas áreas da sociedade. A criação de uma lei, de minha autoria, que institui a homenagem à ‘Mulher Nota Mil’, é uma iniciativa importante para reconhecer e valorizar as mulheres que se destacam em diversas áreas. A premiação tem como objetivo destacar a importância do papel feminino na sociedade e incentivar outras mulheres a seguirem os seus exemplos”, justificou.